Pode tingir roupa com tinta xadrez?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Você deve estar pensando se é possível usar o corante do tipo xadrez para tingir roupas, mas é sim!

Deixe ficar por uns 20 minutos aproximadamente, mexa de vez em quando. Passado o tempo necessário, retire a peça com cuidado, de preferência já dentro de onde irá enxaguá-la em água corrente.

Como fazer: Encha a panela com a água e coloque para ferver no fogão. Quando a água estiver bem quente, jogue a tintura em pó. Em seguida, mergulhe a peça de roupa na panela e mexa por cerca de 30 a 40 minutos. Por fim, deixe esfriar e enxágue a roupa.

Dicas para usar xadrez
Karla recomenda o uso da estampa inclusive no trabalho. “Lembrando que as cores mais discretas são as recomendadas para esse ambiente.” Os acessórios ajudam a complementar o look e a deixá-lo mais chique.

Para cada lata de cimento, adicione 1,5 kg de Pó Xadrez na cor desejada. Para obter cores mais claras, utilize cimento branco e reduza a quantidade de Pó Xadrez. Um saco de cimento de 50 kg rende aproximadamente 2 latas de 18 litros. Mexa bem até toda a mistura seca estar com cor uniforme.

Segue a receita: Pigmentação com xadrez líquido | 13 gotas de vermelho | 24 gotas de amarelo | 6 gotas de preto | 100ml de tinta acrílica Premium Branca .

É um pigmento corante de alto poder de tingimento e resistência, para colorir tintas à base d'água.

São pigmentos de alto poder de tingimento e resistência, para colorir tintas à base d'água.

A estampa xadrez se consagrou ao longo da história como uma das padronagens mais clássicas do mundo da moda. Sua origem é incerta, mas na linha do tempo é possível encontrar esses traços na cultura celta, nos clãs britânicos e também no movimento punk.

Como surgiu a estampa xadrez? Sua origem é escocesa do século 16, nesse período o xadrez era usado nas saias ''Tartã'', como forma de se aquecer no inverno, era formada por materiais diversos, com tecidos coloridos e no formato listrado. Mas a estampa se tornou popular nos anos 20, com a cultura punk/grunge.

Condução do jogo
Por convenção, o jogador com as peças brancas inicia a partida e a partir de então os movimentos são alternados. O jogador é obrigado a realizar um movimento não sendo possível passar a vez mesmo que isso seja desvantajoso (zugzwang).

Tem como recuperar roupa preta desbotada? Sal, vinagre e bicarbonato. E não é receita culinária! Mas esses itens indispensáveis na cozinha, podem ser adicionados na lavagem e revigorar a cor da roupa.

Ponha uma xícara de vinagre branco e uma colher de sopa de sal. Meça o vinagre e o sal e coloque na água. Use as mãos ou uma colher de madeira para misturar tudo até que o sal dissolva. O vinagre e o sal ajudam a fixar a tinta nas fibras do tecido.

A roupa preta desbotada pode ser recuperada a partir de um truque caseiro bem simples: o do café ou chá preto. Para isso, despeje cerca de 500 ml de café ou chá preto (sem açúcar) na água de enxague da máquina. Prontinho! As peças ganham brilho e cor novamente.

Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente. 1.4.2 O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida. 1.5 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate no rei do oponente (veja Artigo 5.2.2).