Pode ter vírgula antes de cujo?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Não obstante isso, quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula. Ex.: "Vi o homem cujo filho é bom"; "o homem, cujo filho é bom, partiu ontem para o Porto".»

O pronome CUJO pode ser antecedido por preposição.
Veja este exemplo: (2) O governo em cujas medidas confiamos não foi eleito. Por razões de regência, em (2), a presença da preposição “em” é obrigatória, uma vez que o sentido do período é o governo que possui medidas em que confiamos não foi eleito.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.

O pronome cujo concorda em gênero e número com o termo posterior, ou seja, com a coisa possuída.

  1. Masculino singular: cujo livro.
  2. Masculino plural: cujos livros.
  3. Feminino singular: cuja revista.
  4. Feminino plural: cujas revistas.

O pronome relativo (para muitos o determinante relativo) cujo tem algumas características que o individualizam. Ele tem não só um antecedente, mas também um consequente e é com esse consequente que concorda em género e número. Além disso, veicula um sentido de posse e pode ser substituído por do qual, ou por dele.

1 – O pronome relativo cujo vem entre dois substantivos, dando-lhes uma relação de posse. Observe como o cujo é apresentado em questões: Foi uma sentença estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento – > (errado, o “cuja” não está entre dois substantivos, mas sim, após, há um verbo)

Significado de cujo
Do qual, da qual, dos quais, das quais, de quem, de que: o marido cujo pai está doente. [Gramática] Indica posse; usado para relacionar dois substantivos, sendo que o primeiro possui uma relação (de consequência, de qualidade, de condição, de sentimento etc ) com o segundo.

Cujo pode ser classificado como pronome relativo, na medida em que tem sempre um nome como antecedente.

1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.

Os pronomes demonstrativos marcam a posição espacial de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Eles se apresentam em formas variáveis (gênero e número) e não-variáveis.

O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia.

a) toda oração ou todo termo de oração de valor meramente explicativo pronunciam-se entre pausas; por isso são isolados por vírgulas, na escrita; b) os termos essenciais e integrantes da oração ligam-se uns com os outros sem pausa; não podem, assim, ser separados por vírgula.

"Logo", "por isso" e "então" são algumas das conjunções conclusivas. Elas também precisam ser obrigatoriamente antecedidas por vírgula em uma frase.

Segundo as regras de pontuação, quando o advérbio for graficamente curto, este poderá surgir sem ou entre vírgulas. Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas: Namorava-se, então, no portão de casa. Foi, então, que perceberam o engano.