Pode ter unha grande na escola militar?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

MPF diz que escolas militarizadas não podem interferir em corte de cabelo ou cor das unhas dos alunos.

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia determinou ontem que escolas públicas militarizadas não mais interfiram em corte de cabelo, cor de unhas e maquiagem de estudantes ou os impeçam de namorar e se manifestar politicamente.

As meninas podem usar cabelos longos ou curtos, desde que presos em coque, rabo de cavalo ou trança. Questões atinentes às características representativas de identidade também podem ser admitidas por decisão da equipe.

Quais são as regras?

MENINOMENINA
Corte de cabelo no padrão militarCabelos longos devem estar presos
Topetes, tranças, moicanos, black power e penteados ornamentais são proibidosMaquiagens, esmaltes e brincos chamativos são estritamente proibidos

- A barba deve estar sempre bem feita, com costeletas curtas, sem bigode e sem adereços em geral tais como pulseiras, anéis, brincos, correntes e piercings (estes acessórios também são proibidos para as meninas).

A pontualidade também é exigida à risca. O aluno tem de chegar com até 30 minutos após o início da aula, senão fica fora. Namoro entre alunos e celulares dentro da escola não são permitidos.

Em relação aos cabelos pintados, o regimento atual diz que está vedado, segundo a PM, o uso de coloração não natural. A assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou, neste sábado (22), que o comando de ensino está respondendo sobre a publicação.

A matrícula dos alunos será regulada pelas respectivas secretarias de educação. As unidades terão o máximo de 30 alunos por sala. Celular em sala de aula está vetado, exceto com autorização do professor. Além disso, os militares só deverão se dirigir aos alunos se acompanhados de um professor.

Colégio Militar tem mensalidade? A média de valor é R$ 226 para Ensino Fundamental e R$ 251 para o Ensino Médio, segundo a Agência Brasil. O ensino militar nasceu gratuito, mas recentemente ganharam na Justiça o direito de cobrar mensalidade dos alunos.

Há duas formas de ingresso nos colégios militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.

Os colégios militares devem parar de obrigar os alunos a terem que cortar ou raspar os cabelos, pois devemos ter liberdade de expressão e direito de fazer o que quisermos com nosso corpo. Um corte de cabelo não influencia no aprendizado e também não traz disciplina ao aluno.

UNHAS. As unhas das mãos deverão ser aparadas de maneira a não atrapalhar as atividades escolares (limitadas ao tamanho que não ultrapasse a ponta dos dedos). O uso de esmalte só será permitido em tons discretos como branco, francesinha, rosa claro, lilás claro e nude.

Pois bem, na prova do concurso do Colégio Militar o candidato pode usar tanto caneta preta ou azul, desde que com tubo transparente. Além disso, como são crianças que farão a prova, lápis e borracha também são permitidos.

Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3.

As aulas começam às 13:15 e terminam às 18:05. Durante os turnos temos formaturas militares na qual é cantado hinos e repassados alguns recados.

I - Ausência a 3 (três) reuniões do Conselho no ano; II - Falta de decoro no exercício de suas funções; III - Pedidos de licença por mais de 6 (seis) meses; IV - Por transferência ou dispensa do Comando do CPMG, no caso de Policial Militar.

17 anos

Entre os requisitos, é preciso ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio, possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, e ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou no mínimo 1,55m se do sexo feminino.

Resposta. Resposta: Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

O documento se baseia em portaria do Ministério da Defesa que determina a admissão de brincos, broches, piercings e colares, desde que não comprometam o reconhecimento fisionômico do fotografado.

2 — A medida disciplinar de expulsão da escola só pode ocorrer perante um comportamento do aluno que perturbe gravemente o funcionamento normal das actividades da escola ou as relações no âmbito da comunidade educativa, constituinte de uma infracção disciplinar muito grave, quando reconhecidamente se constate não haver ...

Um grande diferencial das escolas militares também é o leque de opções de atividades que elas oferecem aos alunos. Eles têm a possibilidade de participar de atividades de esporte, lazer e cultura, fazer aulas de reforço e deixar fluir o seu talento para a arte, pela participação em oficinas relacionadas ao tema.