Pode ter unha de gel para fazer cirurgia?

Perguntado por: salves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

É a forma como a equipe médica acompanha seus sinais vitais enquanto está sob efeito de anestesia. Não vale a pena correr esse risco. Melhor deixar a unha em gel para depois. Mantenha as unhas limpas e cortadas e, de preferência, sem esmalte ou use um verniz de cor bem clarinha.

Mantenha suas unhas curtas, limpas e sem esmalte; Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana).

4) Grávida pode usar "unha de gel"? Não existe nenhum estudo científico que demonstre qualquer prejuízo desta técnica em gestantes.

Antes da cirurgia, evite estresse e atividades que podem causar muitas emoções. Após o procedimento, siga todas as orientações do médico. Faça repouso e evite se programar para compromissos e eventos que possam impactar em sua recuperação.

- Para a realização do procedimento, é necessário comparecer à unidade com os cabelos secos, sem uso de gel ou creme, sem maquiagem ou qualquer outro cosmético em qualquer parte do corpo, assim como, estar sem joias, brincos ou piercings.

Oriento que a paciente não esteja usando absorvente interno durante o ato cirúrgico. E lembrem-se não use anticoncepcional no período pré-operatório com o objetivo de suspender a menstruação. Para esclarecer mais dúvidas, agende uma consulta.

Como tirar unha de gel em casa?

  1. Remova o top coat com uma lixa buffer, usando a parte mais porosa.
  2. Umedeça bem um algodão com acetona e coloque em cima de cada unha.
  3. Depois, envolva todos os dedos em papel alumínio.
  4. Deixe agir por 15 minutos.
  5. Finalize removendo com a espátula.

O verdadeiro motivo de não utilizar esmalte nas unhas durante uma cirurgia é que para se monitorar a quantidade de oxigênio do nosso organismo, o anestesista utiliza uma espécie de dedal em uma das mãos ou pés.

Também é recomendado que não esteja utilizando esmalte nas unhas das mãos, pois este pode interferir na medição da saturação de oxigênio através de um aparelho de monitorização que utiliza ondas infra-vermelho que é colocado na ponta dos dedos durante a cirurgia.

Não se esqueça de levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

Posso manter a extensão para os cílios? Não, o ideal é que seja retirado até o momento do parto, pelo risco de queimadura elétrica durante o uso do bisturi elétrico.

Quando a hora do parto estiver chegando é preciso tomar mais um cuidado. Pinte as unhas com cores claras, pois tons escuros de esmalte atrapalham na medida do oxigênio do sangue que é verificada durante todo o procedimento cirúrgico.

Para as gestantes que usam apliques, cílios postiços e objetos metálicos pelo corpo, é preciso retirar todos os acessórios para a hora do parto, pois pode ocorrer alguma intercorrência e ser necessário à utilização do bisturi elétrico. Já a maquiagem e os esmaltes não interferem nem no parto normal, nem na cesárea.

A colocação de unhas em gel ou em vidro é contraindicada para pessoas com alergia às substâncias utilizadas no composto, portanto, sempre consulte a manicure que está fazendo o procedimento. Também é contraindicado para as pessoas que tenham psoríase, gestantes, diabéticos ou em tratamento contra o câncer.

É seguro a utilização das unhas em gel durante a gestação, apenas é necessário tomar alguns cuidados com a aplicação e retirada. Normalmente durante a gravidez a mulher tende a ter mais cuidados com a aparência considerando as mudanças do corpo e as fases da gestação.

O ideal é retirar todos os fios artificiais dos olhos antes da realização de exames radiológicos ou mesmo de cirurgias.

Higiene corporal
Com relação a higiene, o paciente pode tomar banho normalmente e, inclusive, lavar os cabelos. Deve ser evitado apenas o uso de hidratantes corporais e óleos sobre a pele para que a marcação com caneta não seja prejudicada.

O cirurgião utiliza bisturi elétrico e o seu contato com cabelo molhado ou artificial pode provocar queimadura.