Pode ter uma muçurana de estimação?

Perguntado por: aaparicio6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Além disso, elas vêm com um microchip, que é usado pelos órgãos de controle na fiscalização. Tenha em mente que a posse de animais de forma ilegal é crime e está sujeita a penalidades! Criar uma cobra como animal de estimação é permitido no Brasil desde 1997.

7 Cobras Domésticas Dóceis para Ter em Casa

  • Cobra Falsa Coral ou Cobra do Leite (Lampropeltis triangulum) ...
  • Cobra Real Californiana (Lampropeltis californiae) ...
  • Cobra Gopher (Pituophis catenifer) ...
  • Cobra Casa Africana (Lamprophis) ...
  • Píton Real (Python regius) ...
  • Jiboia (boa constrictor)

O preço inicial para adquirir uma serpente varia entre R$ 1.500 e R$ 4.000, sem contar os gastos com terrário e alimentação.

Associando esse fato a desnutrição da criança, chegou-se a conclusão de que a cobra estava bebendo o leite materno todas as noites. A serpente Pseudoboa nigra (Família Dipsadidae) mais conhecida como muçurana ou cobra-preta, foi descrita pelo pesquisador Vital Brasil.

Animal dócil, semi-peçonhento (os dentes que inoculam a peçonha ficam no fundo da boca e não apresentam um canal perfeito para inoculação de veneno, apenas um sulco por onde a peçonha escorre), alimenta-se principalmente de pequenos lagartos e cobras.

Também conhecida como cobra-preta ou muçurana, pode atingir até no máximo 1 metro de comprimento e não é peçonhenta.

A muçurana é imune ao veneno de outras cobras, embora tenha seus predadores naturais. De qualquer forma, por esse motivo, ela tem papel fundamental no controle natural da região.

Sem veneno, espécie se alimenta de roedores e tem a Caatinga e o Cerrado como habitat.

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo.

A cobra voadora é uma espécie de serpente que vive no sudeste de Ásia. Ela é capaz de se deslocar por até cem metros no ar.

Já desmistificando esse assunto, as cobras pet – que podem ser criadas em casa – não são peçonhentas ou venenosas. Assim, não trazem qualquer perigo aos membros da família. Entretanto, assim como os cachorros, algumas podem morder, mas causam apenas escoriações leves – sem qualquer perigo.

A criação desses animais é permitida no Brasil apenas para algumas espécies, consideradas não-peçonhentas – cobra do milho, falsa coral, gopher, píton real e a jiboia.

Por incrível que pareça, não é tão incomum encontrar cobras no vaso sanitário. De acordo com Geoff Jacobs, diretor de uma organização chamada Queensland Wildlife Solutions, na Austrália, as cobras seguem os rastros dos ratos, ou seja, se os roedores fogem pelo esgoto, elas vão atrás deles, podendo chegar ao vaso.

Desde 1997, o Ibama permite a criação de cobras não peçonhentas como animal de estimação. Mas, para ter uma delas em casa, é preciso que o animal seja comprado em um criadouro certificado pelo Ibama — não é possível "legalizar" um animal adquirido de maneira ilegal.

Dizem, que ao sentir o cheiro do leite produzido por mães de recém nascidos, as serpentes seriam atraídas até o local. Ao chegar lá, a serpente hipnotizaria a mãe e se alimentaria do seu leite. Para evitar o choro do bebê, a serpente lhe daria a ponta da cauda, assemelhando-se a uma chupeta.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Oxyuranus microlepidotus

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).