Pode ter torneira no cavalete?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Sim, é legalizado em todo o Brasil por tratar-se de um produto instalado depois do hidrômetro do seu cavalete de água. Toda tubulação que está depois do hidrômetro pertence ao consumidor. É como instalar um filtro d' água, torneira ou registro que é perfeitamente legal.

A montagem do cavalete e a ligação de água serão executadas pelos encanadores da concessionária.

Para solicitar a mudança de local de padrão basta entrar em contato com a Central 115 ou comparecer em uma das Agências de Atendimento da Copasa. O usuário pode optar por montar o padrão ou solicitar a montagem pela Copasa. Será gerado o pedido e informado o número do protocolo ao usuário.

A Sanepar orienta aos clientes para que protejam o cavalete, o hidrômetro ou a tubulação exposta. O procedimento é simples. Basta colocar uma caixa de papelão, de madeira ou de plástico e até mesmo panos sobre o cavalete, de forma a impedir que o gelo se acumule e congele a água dentro do equipamento.

O cavalete é tradicionalmente utilizado como apoio para telas de pintura. Porém, por ser dobrável e prático, também é uma ótima opção para compor a estrutura de mesas, escrivaninhas e estantes incríveis.

É responsabilidade da concessionária promover e arcar com os custos da instalação do hidrômetro.

De acordo com o artigo 49 da Lei 1.082, o hidrômetro deve ser instalado em caixa padronizada, assentada na divisa do imóvel, com visor voltado para a rua.

4.1.2.1 Corte com “OB” no Cavalete: Consiste na inserção de um obstrutor de borracha no pé do cavalete antes do hidrômetro, interrompendo assim o fluxo de água.

1 Kit cavalete PVC Tigre 3/4''. 2 Lacres 3/4'' Hidrauconex. 2 Tubete em polipropileno curto DN 20mm (3/4"). 2 Porcas em polipropileno c/ inserto metálico DN 20mm (3/4").

O hidrômetro é o aparelho utilizado para medir e registrar o volume de água fornecido ao imóvel, permitindo ao usuário o melhor controle do seu consumo. Mesmo já instalado, é possível mudar o hidrômetro do seu imóvel de lugar.

O custo dessa operação é um aspecto importante e que pode desencorajar os condôminos a adotarem a medição individualizada de água em apartamentos. O valor varia entre R$350 e R$700 por unidade, conforme a tecnologia escolhida, as características do condomínio e a região.

Se você estiver de acordo, solicite a sua separação de ligação de água por meio da própria Agência Virtual, pelas centrais de atendimento telefônico pelos números: 0800 011 9911 (Região Metropolitana de São Paulo) e 0800 055 0195 (Interior e Litoral), ou procure a agência presencial mais próxima da sua casa, que pode ...

Utilizado para medir o consumo de água em estabelecimentos e residências, o hidrômetro virou alvo de ladrões por causa do material que reveste o equipamento, que é revendido. Na maioria dos casos a ação dos bandidos é feita da mesma forma.

encanamento, ele está aberto; se estiver na vertical, indica que está fechado, “cruzando” o encanamento.

Reservatório inferior
Mantenha o registro do cavalete aberto e feche o registro da saída do reservatório. Feche a bóia e marque o nível de água. Após duas horas, faça uma nova marcação e compare o nível de água. Se o nível baixou há vazamento no reservatório devido registro com defeito ou trinca no reservatório.

O lado do cavalete voltado para o estandarte deve ter um ângulo de 90° com relação ao tampo. O outro lado, ficará ligeiramente inclinado. Se o cavalete não forma um ângulo de 90°, ele talvez tenha sido colocado ao contrário. Você terá que tirá-lo do lugar e começar de novo.

Escolha o tamanho do cavalete de madeira
A altura da mesa de trabalho ideal para mulheres é de 65 cm e para homens é de 70 cm.