Pode ter tatuagem no Egito?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Não é fácil quebras tabus em um país onde a maioria da população é conservadora e no qual a Universidade de al-Azhar, a instituição mais prestigiada do islã sunita, diz que fazer uma tatuagem é "proibido" pelo islã e que aqueles que fazem se tornam "malditos" perante os olhos de Deus.

A cultura egípcia é repleta de símbolos que muitas vezes são utilizados até os dias atuais. Essas figuras podem ser usadas como amuletos de proteção, sendo que em sua maioria estão relacionadas com os deuses, a espiritualidade, a vida, a fecundidade, os sentimentos, a natureza, a política,...

No Egito antigo, as tatuagens eram realizadas através de uma injeção subcutânea de um pigmento escuro, que poderia variar entre as cores preto e azulado, utilizando fuligem e óleo. A perfuração na pele era realizada com um instrumento perfurante com bronze em sua ponta ou com a espinha de peixes.

Veja o que diz a Bíblia sobre o uso de tatuagens: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levíticos 19:28).

Mulheres: Devido a menstruação, é indicado evitar que realizar tatuagens alguns dias antes e depois do período menstrual. Nesse período, é comum as mulheres ficarem mais sensíveis à dor.

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

A tatuagem não é um impeditivo para o exercício da função pública, por isso não pode ser utilizada como critério para impedir a participação de alguém.

A fonte da proibição de fazer uma tatuagem é Vayicrá 19:28: "Você não deve gravar uma tatuagem em si mesmo". Esta proibição se aplica a todas as tatuagens, exceção daquelas feitas para fins médicos a fim de orientar um cirurgião sobre o local de uma incisão.

O Alto Egito era representado pela coroa branca e seu principal símbolo era o Lótus e a deusa abutre, Nekhbet. O Baixo Egito era representado pela coroa vermelha e seu principal símbolo era o Papiro e a deusa cobra, Wadjet.

Anúbis era um deus egípcio representado com rosto de chacal e conhecido por ser o deus dos mortos e da mumificação. Anúbis era um deus presente na religiosidade do Egito Antigo e era considerado o deus dos mortos e da mumificação.

De origem egípcia, o olho de Hórus é um dos símbolos da cultura do Egito Antigo que mais aparecem até os dias atuais. O deus que o originou era filho de Ísis e Osíris. O olho de Hórus tem origem na religiosidade egípcia. O olho de Hórus é um símbolo com origem na mitologia egípcia.

Todavia, as tatuagens para (MARK, 2017), era compreendida pela mulher egípcia como um amuleto, que estabelecia conexões espirituais, com os deuses, e doravante, este oferecia respaldo e ajuda espiritual as mulheres.

Este ano, Rihanna tatuou a imagem de Nefertiti, a rainha egípcia que simboliza a beleza e o poder feminino.

Os primeiros registram são datados de 3370 e 3100 anos antes de Cristo. Quando um fóssil humano chamado de a Múmia do Similaun foi encontrado e nele foram continham 61 tatuagens. Os lugares de seu corpo onde haviam tatuagens coincidiam com pontos usados na acupuntura.

Segundo Francisco, existe um "exagero" na forma com a qual as pessoas estão cobrindo seus corpos, mas não existe problema em relação às tatuagens em si. — Não tenha medo de tatuagens — disse o Papa, antes de lembrar a quem o ouvia que, durante muitos anos, os eritreus desenharam uma cruz na testa: — A cruz era tatuada.

Levítico 19:28 é um versículo da Bíblia que muitos cristãos interpretam como uma condenação às tatuagens.