Pode ter relação no mesmo dia que tomar a injeção anticoncepcional?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Em quanto tempo o anticoncepcional faz efeito? Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida.

É um método contraceptivo muito eficaz, com apenas 0,1% a 0,6% de falha para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas. O uso desse método deve ser recomendado pelo médico ginecologista e a sua aplicação deverá ser realizada em farmácia com receita.

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação. A margem de segurança é de três dias para as injeções aplicadas a cada 30 dias, ou seja, caso ocorra algum atraso, a injeção pode ser aplicada até três dias antes ou depois de passado um mês da última aplicação.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

LEVA APENAS ALGUNS MINUTOS
A injeção funciona da mesma forma que outros métodos anticoncepcionais hormonais, como a pilula, exceto pelo fato de ter um efeito de um a três meses, dependendo do tipo.

O risco nos dois casos é pequeno, mas real
Porém, embora a probabilidade seja pequena, é possível engravidar tanto fazendo uso de métodos contraceptivos quanto estando menstruada.

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê.

Não! Os anticoncepcionais são feitos à base de hormônios, o estrogênio e a progesterona. Mesmo que sintéticos, eles são semelhantes aos produzidos pelo organismo. Por isso, o uso de anticoncepcionais não prejudicam o bebê nem a gravidez.

O contraceptivo injetável contém progestina com ou sem estrogênio e, dependendo do tipo específico, é tomado a cada um a três meses (13). Pode demorar uma média de 5 a 9 meses para engravidar, uma vez que você pula uma injeção para tentar engravidar.

Nada de massagear o local pois isso pode promover vasodilatação. Se for colocado um adesivo, prefira aqueles que são individuais, pequenos e que sejam de fácil manipulação.

Confira alguns sinais de que seu anticoncepcional não está mais sendo benéfico para seu corpo:

  • Sangramento de escape. ...
  • Problemas dermatológicos. ...
  • Náuseas, dor de cabeça e vômito. ...
  • Diminuição do Libido. ...
  • Aumento de peso. ...
  • Inchaço, vermelhidão e dores.

De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.

5A primeira vez que vai ser tomada a injeção de anticoncepcional deve ser aplicada no primeiro dia da menstruação, no máximo até o 5º dia do início menstrual. 6O seu uso deve ser sempre indicado por um ginecologista, que garantirá o uso do método ideal para sua saúde e necessidade.

normal é a menstruação descer depois de 3 a 5 dias.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Você vai visualizar uma gota de sangue escorrer do local da injeção. Não se trata de um erro e é totalmente imprevisível! Sempre faça uma leve pressão no local para estancar o sangramento (cerca de 30 segundos é suficiente)). Por outro lado, não se deve massagear o local.

Como já foi falado, nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo tomando certinho podem ocorrer falhas, ainda que as chances sejam mínimas. Com uso perfeito, a taxa de falha dos anticoncepcionais é de apenas 0,3%.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.