Pode ter gota com 20 anos?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Não, não é comum ter gota nesta idade, mas pode acontecer. Existem várias outras doenças reumatológicas que podem dar dor nas articulações dos pés.

Pseudogota ou Artropatia por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio diidratado. A doença articular causada por depósito de pirofosfato de cálcio pode ser confundida com a gota por apresentar crises inflamatórias agudas recorrentes, sendo, portanto, denominada de pseudogota.

Quais os sintomas mais comuns da condição?

  1. dor intensa;
  2. calor no local;
  3. inchaço;
  4. vermelhidão;
  5. formação de cálculos e cólica renal;
  6. formação de nódulos nos cotovelos, nos joelhos, nos pés, nas orelhas e nos dedos, por causa do acúmulo de cristais nessas articulações, conhecidos como tofos.

Os sintomas da gota incluem inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada, geralmente, é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar. As crises da gota podem melhorar através de uma dieta adequada para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue.

Alimentos com baixo teor de purinas, entre eles: frutas, suco de frutas, café, leite desnatado, queijo minas frescal, iogurte desnatado, arroz, massas, pães, biscoitos, cereais, verduras e legumes, nozes, azeite, azeitona, pipoca e óleos.

Gota não tem cura, pois grande parte dos casos acontece por causa de falhas na excreção ou produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo.

As doenças nos ossos e no tecido conjuntivo, como artrite reumatoide, gota e artrose, e as doenças do aparelho circulatório, como hipertensão, febre reumática e infarto, são responsáveis por quase 30% das aposentadorias por invalidez concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e a segunda crise pode levar até dois anos. Se não for tratada, as crises começam a ficar mais frequentes e intensas, acometendo mais de uma articulação por vez.

Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.

Pode sim! O gelo tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Sendo assim ajuda a retirar da crise de gota.

Geralmente, a história natural da gota pode ser dividida em 4 fases: hiperuricemia assintomática, artrite gotosa aguda, gota tofácea crônica e nefropatia gotosa.

Onde a dor pega
A gota, em geral, afeta uma articulação por vez, começando preferencialmente pelo dedão do pé e se expandindo para as juntas do joelho, tornozelo e atingindo até mão, punho e cotovelo. A frequência e a duração dos episódios variam de pessoa para pessoa.

Alimentos proibidos para quem tem gota¹

  • Carne vermelha em excesso (principalmente as gordurosas);
  • Frutos do mar como marisco, mexilhão, sardinha, e outros peixes;
  • Miúdos: fígado, moela e rins;
  • Alimentos ultraprocessados e embutidos (presunto, bacon, salsicha, etc)
  • Frutas muito doces ou muito maduras.

Existem diversos alimentos que promovem a elevação do ácido úrico no sangue e, como consequência, facilitam o aparecimento de crises de gota. Entre eles estão: Feijão, lentilha, carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, embutidos (salame, mortadela), amendoim, castanhas em geral, aveia, aspargos e espinafre.

A ingesta de suco de limão não é contraindicada em pacientes com o diagnóstico de gota. Há estudos até mesmo mostrando a possibilidade de redução do ácido úrico para quem faz ingesta regular de suco de limão. No entanto, não existe nada na literatura sobre o uso excessivo durante uma crise.

Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os carboidratos refinados, como pão branco, açúcar e farinhas, as carnes vermelhas, as vísceras e os frutos do mar.

Recomendações para os portadores de gota:
Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise.

Os alimentos ricos em purina (que se tornam ácido úrico em nosso organismo) devem ser evitados. Os principais a evitar são carnes vermelhas, cerveja, feijão preto, café e bebidas escuras, como refrigerantes à base de cola e mate.

Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.

Continuar lendo Tem idade pra ter gota?