Pode ter dois verbos na frase?

Perguntado por: raragao2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Os verbos podem ser de 1ª conjugação (vogal temática a, terminados em –ar), de 2ª conjugação (vogal temática e, terminados em –er) ou de 3ª conjugação (vogal temática i, terminados em –ir). Desinência é a parte final, que expressa o tempo e a pessoa do verbo.

Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Regra geral:
O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Frases verbais são frases que têm verbos. Podem ser constituídas por um ou mais verbos, ou seja, por uma ou mais orações.

Frase nominal
É uma frase que não contém verbos.

Pertencem a este grupo os verbos: aturdir, brandir, carpir, colorir, delir, demolir, exaurir, explodir, extorquir, fremir, puir, retorquir, entre outros.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

Uma locução verbal é a combinação de um verbo auxiliar e um verbo principal. Esses dois verbos, aparecendo juntos na oração, transmitem apenas uma ação verbal, desempenhando o papel de um único verbo.

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.