Pode ter dois padrinhos de batismo?

Perguntado por: lbonfim9 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha. Mas não são aceitas duas madrinhas ou dois padrinhos.

Quantos padrinhos de batismo podem ter na igreja católica? De acordo com o Código de Direito Canônico, através do Cânon 872, pode existir apenas um padrinho e uma madrinha de batismo.

  • Padrinhos de Batismo. De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. ...
  • Padrinhos de Crisma. O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. ...
  • Padrinhos de Casamento.

Diferente do que pensam, não existe uma regra de quantos padrinhos de casamento convidar. Você pode simplesmente convidar um padrinho e uma madrinha, bem como escolher 5 padrinhos e 5 madrinhas. Essa é uma decisão pessoal, que cabe exclusivamente aos noivos.

Ainda que não haja regra formal, entre cerimonislistas e wedding planners, o número considerado elegante é de até cinco (5) casais no altar. Cinco pessoas ao lado da noiva e cinco ao lado do noivo. Ainda que a etiqueta não especifique com detalhes, este número é o mais aconselhável para quem não quer arriscar-se.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou à Deus, rezar por esta criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” só que espiritual.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

A diferença é pouca. Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé.

Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

Não é muito comum, nem muito necessário. Mas, é indicado, para que, quanto mais pessoas participarem da educação espiritual da criança, melhor! Mas, um adendo deve ser feito, você poderá escolher a mesma pessoa para ser madrinha de consagração e batismo.

Os pais precisam ser batizados? A exigência costuma ser a de que os pais sejam casados na Igreja e no Civil. Normalmente, o fato dos pais não serem batizados não impede o batismo.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

Quantos padrinhos de casamento você pode ter:
Agora sim! Vamos falar sobre o número ideal de padrinhos para o seu casamento. A etiqueta de um casamento tradicional sugere que sejam 5 casais para cada lado, no entanto, não existe um limite para o seu casamento, afinal quem faz as regras dele é você.

nove meses

O ideal é que a entrega do convite para os padrinhos e madrinhas aconteça de seis a nove meses antes do casamento. A ideia é que eles saibam dos detalhes antes dos convidados e tenham mais tempo para se planejar com o traje, presente, salão, entre outros detalhes.

No caso de número ímpar de casais, sem problema nenhum! Você pode até colocar homens de um lado e mulheres de outro. 3.

Um período de quatro a seis meses é o ideal, e pode tornar a preparação do casamento muito mais leve.

5 tipos de madrinha, qual é você?

  • 1- Veterana: Sempre existe aquela pessoa que já foi madrinha de vários casamentos. ...
  • 2- Melhor amiga: A melhor amiga de anos da noiva, sempre estará no altar. ...
  • 3- Casal distante: ...
  • 4- Pouca grana: ...
  • 5- Vida agitada:

Não tem regra quanto ao número de pessoas que devem ser escolhidas. Você poder escolher só uma ou seis! O importante é que sejam pessoas muito próximas. Afinal, elas serão como suas “fadas madrinhas” e irão te auxiliar durante todo o processo do casamento.

Normalmente a decisão é tomada em comum acordo do casal, onde são apontados os familiares mais próximos, amigos e pessoas com maior afinidade e que acreditam que o bom relacionamento e convivência permanecerão para sempre, além de claro visando à atenção e cuidados que serão dadas a criança.

O responsável por ficar o tempo todo segurando a vela para batizado é o padrinho, enquanto é de responsabilidade da madrinha segurar o bebê. Ao final da cerimônia de batizado, simbolicamente o padrinho faz a entrega da vela acesa para a criança, representando a luz de Cristo, como já mencionamos.