Pode ter ditongo e hiato na mesma palavra?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Assim, trata-se de uma palavra com ditongo. Note que “praia” e “sereia” são palavras que terminam com três vogais, uma ao lado da outra. Contudo, duas delas permanecem na mesma sílaba (ocorrendo um ditongo), enquanto a última fica separada em outra sílaba (ocorrendo um hiato).

Elas podem ser facilmente confundidas com palavras monossilábicas. Hiato: separa-se em sílabas diferentes. Ditongo: permanece na mesma sílaba.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.

Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente).

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Maria — Ma-ri-a. Palavra grave ou paroxítona, porque a sílaba tónica é a penúltima sílaba. Manuel — Ma-nu-el.

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

7ª - Não se separam as vogais dos ditongos - crescentes e decrescentes - nem as dos tritongos: ai-ro-so, a-ni-mais, au-ro-ra, a-ve-ri-güeis, ca-iu, cru-éis, en-jei-tar, fo-ga-réu, fu-giu, gló-ria, guai-ar, i-guais, ja-mais, jói-as, ó-dio, quais, sá-bio, sa-guão, sa-guões, su-bor-nou, ta-fuis, vá-rio, etc.

Veja no exemplo: a) Beijo, separando as sílabas – Bei – Jo, observe que as vogais continuam juntas, portanto é um exemplo de ditongo.

Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.

Obrigado. Na língua portuguesa, a palavra Deus é um monossílabo porque a língua portuguesa tem tendência para a formação de ditongos.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

HIATO: é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente. Exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

Hiatos encontram-se em duas sílabas diferentes, havendo nelas o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos diferentes. Exemplos: podia (po-di-a), cruel (cru-el), frear (fre-ar), hiato (hi-a-to), meeiro (me-eiro), lagoa (la-go-a).

ciúme (ci-ú-me);

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.