Pode ter costela-de-adão no quarto?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Já algumas espécies com boa resistência em ambientes com luz indireta ou pouca luminosidade são ideais para ficarem em quartos. Alguns exemplos: espada-de-são-jorge, dracenas, costela-de-adão, filodendro, antúrio, comigo-ninguém-pode, lírio-da-paz, jiboias, cissus e bromélias.

Dicas para cuidar da Costela de Adão
Escolha um vaso com orifícios de drenagem e solo bem drenado. Forneça bastões de suporte para a planta trepar. Regue a planta duas vezes por semana no inverno e um pouco mais no verão.

Dessa mesma forma, as costelas-de-adão gostam de luz, mas sem exageros. Elas sobrevivem bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas um período do dia. Se as folhas começarem a amarelar, é sinal de que o vegetal está recebendo muito sol. Elas precisam de boa drenagem e solo fresco para crescer.

Se você quer saber como cuidar da Costela de Adão, portanto, deve oferecer a ela uma exposição moderada ao sol, um solo fresco e bem drenado e regas com uma frequência de mais ou menos duas vezes por semana.

Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono absorvendo o oxigênio do ar. E se as plantas estão competindo com você pelo o oxigênio do quarto, portanto seria lógico e saudável não mantê-las em seu quarto durante a noite.

Neste caso, pode ser excesso ou falta de água! Tome cuidado com as regas para não encharcar, principalmente no inverno.

Para fazer a limpeza, utilize um pano úmido e passe delicadamente sobre cada uma das folhas. Tenha cuidado para não amassá-las ou quebrá-las. A limpeza das costelas-de-adão cultivadas em espaços externos pode ser feita com borra de café e pano úmido.

Uma Costela-de-adão conseguirá sobreviver por algum tempo dentro d'água desde que possua algum nó de onde possam brotar raízes. O ideal é que a planta fique na água só pelo tempo necessário para que suas raízes se desenvolvam e, depois, possa ser plantada em um vaso com substrato apropriado.

floresta tropical

A Costela de Adão prefere luz indireta, embora possa se adaptar a níveis de luz mais baixos. Por isso, não exponha sua Monstera à luz solar direta, pois muita luz pode queimar suas folhas! Quanto à localização, pense na floresta tropical: os raios que ali penetram são filtrados pela vegetação.

A costela-de-adão precisa de uma boa quantidade de nutrientes para se desenvolver. Para isso, utilize um adubo orgânico, humus de minhoca ou esterco. Você pode também colocar algum fertilizante NPK 10-10-10 para impulsionar o desenvolvimento de suas lindas folhas verdes durante a primavera.

A Costela de Adão apresenta algumas variedades que podem ser menores ou de folhas variegadas. A Inflorescência é um espádice (que se transforma em fruto) geralmente esbranquiçado envolto por uma bráctea branca e perfumada.

50 reais a muda.

Cuidados básicos são necessários para manter a Mini Costela de Adão saudável e bonita. Ela precisa de rega regular, mas sem deixar a planta encharcada, pois isso pode apodrecer suas raízes. Além disso, é importante evitar a exposição direta ao sol, pois isso pode queimar as folhas da planta.

Para ter frutos, a costela-de-adão precisa da mamangava
Os frutos surgem ao longo do ano, especialmente na primavera e no verão, e devem ser colhidos quando os gomos estão quase se abrindo sozinhos, momento em que ficam mais perfumados.

A costela-de-adão é uma planta que se desenvolve em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas. Então a primeira coisa a fazer é tirá-la do sol. Deixe o vaso num local protegido de ventos fortes, de preferência perto de uma janela, onde bata muita luz, mas não sol. Adube e espere!

A folha na água dura algumas semanas. Folhas de Costela de Adão na água: não deixe no sol direto porque a folha amarela! A folha na água dura algumas semanas.

A muda deve ter um punhado de folhas saudáveis e pelo menos duas raízes aéreas. Após cortar, deposite a parte cortada em um vaso com solo, cubra as raízes com aproximadamente 2 cm de terra e regue regularmente. A planta deve começar a lançar raízes em cerca de 4-6 semanas.

Babosa

Babosa. Essa é uma das espécies que consegue melhorar – e muito – a qualidade do ar. Além de que, por liberar mais oxigênio, ajuda a ter uma noite de sono mais profunda. Uma das vantagens é não necessitar de manutenção constantemente.

Conheça a Ficus elastica, planta decorativa e fácil de cuidar

  1. Trapoeraba-roxa. (Foto: Selvvva) ...
  2. Flor-de-cera. (Foto: Reprodução/Pinterest) ...
  3. Aspargo-pluma. (Foto: Getty Images) ...
  4. Suculentas. (Foto: Letícia Félix) ...
  5. Ripsalis. (Foto: Getty Images) ...
  6. Lambari. (Foto: Reprodução/Pinterest) ...
  7. Lavanda. ...
  8. Espada-de-São-Jorge.