Pode ter câmera com áudio na escola?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Não existe no ordenamento jurídico brasileiro legislação que proíba a instalação e uso de câmeras para gravação de vídeos nas salas de aula das instituições públicas ou privadas de ensino.

Se a câmera possui áudio, geralmente há uma indicação no manual do usuário ou na descrição do produto. Normalmente o fabricante tem uma descrição completa das características da câmera, basta verificar a folha de especificações completa e descobrir se ela grava áudio ou vem com microfone.

Na liminar que determinou a retirada dos equipamentos, o juiz Átila Roesler considera que a escola feriu a privacidade e a intimidade de professores e alunos, violando a Constituição Federal e dispositivos da CLT, do Código Civil e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Uma dessas mudanças chegou ao mercado por meio das câmeras de segurança com captação de áudio. Elas funcionam de maneira bastante semelhante às câmeras de wi-fi, onde você pode visualizar as imagens em tempo real em qualquer aparelho com rede ligada à internet como smartphones, tablets e computadores.

A simples gravação da aula para utilização como material de estudo, mas sem a publicidade do conteúdo, não viola direitos do aluno, do professor ou de terceiros (demais alunos e instituições de ensino).

Camera com audio

  • Intelbras.
  • Ezviz.
  • Ipega.
  • TP-Link.
  • Jortan.
  • Inova.
  • Xiaomi.
  • Hikvision.

Câmeras com áudio são permitidas? São permitidas as capturas de áudios no ambiente de trabalho, desde que seja feita em locais que não violem a privacidade dos trabalhadores, porém, novamente, pode ser considerada proibida a instalação de câmeras com áudio em banheiros e vestiários.

Algumas câmeras de segurança têm uma luz vermelha e intermitente no momento de gravar. Estes são ativados com o movimento e indicam que toda a luz intermitente está sendo captada. Não confunda com a mudança de cor das luzes.

A educação básica engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o monitoramento eletrônico será realizado nas salas de aulas, biblioteca, parques e demais espaços de uso comum, mas será proibido em banheiros de uso individual ou coletivo.

Além disso, em locais como escolas, hospitais, academias, comércios e condomínios, a lei câmera de segurança não permite que os dispositivos sejam colocados em ambientes que violem a privacidade das pessoas, como: banheiros, quartos ou vestiários, mesmo que não estejam diretamente voltadas às cabines dos banheiros, por ...

Segurança na escola é fundamental para que os alunos se desenvolvam e não tenham traumas. Além disso, para a instituição de ensino é a garantia de mais credibilidade e confiança. Portanto, não deixe de cuidar da segurança na escola. Ela pode ser essencial para aumentar o número de matrículas no ano seguinte.

Apague as luzes e dê uma olhada. Se as luzes estiverem visíveis, a câmera está ligada e funcionando. Se você quiser outra maneira de verificar se esse tipo de câmera está funcionando, você pode segurar um livro ou outro item e ver se uma luz vermelha aparece nela.

Câmeras que captam áudio. As imagens conseguidas em locais de uso comuns, são plenamente legais e podem registrar os acontecimentos dentro do condomínio, sendo uma possibilidade ligada ao dever de vigilância e registro de atos eventualmente ilícitos.

Tente ouvir um chiado ou um som de clique para detectar a presença de um aparelho de gravação.

  1. Faça a inspeção bem tarde da noite para reduzir o nível de ruído do ambiente e ficar mais fácil escutar e localizar o aparelho.
  2. Há vários dispositivos mecânicos e elétricos que emitem chiados e cliques.