Pode ter bicho-preguiça no Brasil?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ou um bicho-preguiça? E que tal um lóris-preguiçoso, um tipo de primata fofinho? No Brasil, criar espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização de autoridades competentes é crime ambiental, conforme o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.

As preguiças ou bichos-preguiças habitam as florestas tropicais das Américas Central e do Sul, ocorrendo em países como Panamá, Costa Rica, Colômbia, Brasil, Suriname e Venezuela, como informa a Associação Pan-Americana para a Conservação (Appc), organização sem fins lucrativos dedicada ao resgate e à conservação da ...

O bicho-preguiça não é exclusividade da Amazônia. Ele pode ser encontrado em florestas da América do Sul e Central.

Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”.

Eles passam a maior parte de suas vidas nas copas das árvores e descem em média uma vez por semana para atender suas necessidades fisiológicas e/ou alcançar novas copas de árvores. Caso você se depare com um bicho-preguiça durante seu trajeto, não tente pegar o animal.

preguiça

A natureza da preguiça permite que ela conserve energia, movendo-se mais devagar do que qualquer outro mamífero do planeta.

Um animal saudável costuma viver entre 30 e 40 anos e descem das árvores apenas uma vez por semana para suas necessidades fisiológica. Existem várias espécies, divididas em duas famílias: Bradypodidae (possuem três dedos em cada braço); Megalonychidae (dois dedos).

gavião real

Os predadores naturais do bicho-preguiça são o gavião real, as onças e algumas serpentes. A defesa das preguiças é apenas sua capacidade de ficar bem disfarçada no meio da folhagem.

Baleia-da-Groenlândia

Baleia-da-Groenlândia (210 anos)
A espécie é considerada a que mais vive dentre os mamíferos, podendo chegar a cerca de 210 anos.

Megatherium americanumc

A espécie Megatherium americanumc, provavelmente a maior preguiça que já existiu, chegava a medir 6 metros e pesar 4 toneladas e era capaz assumir postura bípede. Essa gigante provavelmente se alimentava de folhas e frutas, utilizando sua altura e suas longas garras para alcançar galhos no alto das árvores.

A espécie pode pesar até 10 quilos e seu tamanho é de cerca de 60 cm a 75 cm. Destaca-se como sendo a maior espécie de preguiça do gênero Bradypus. A espécie Bradypus tridactylus pode pesar cerca de quatro quilos.

O mico-leão-dourado também é um dos animais da Amazônia que está ameaçado de extinção, assim como um dos primatas mais raros do mundo. E possuindo pelos e olhos com cores vibrante eles são frequentemente capturados para zoológicos. Além da sua criação como um animal de estimação.

Ao abrir um ou dois braços na direção da pessoa ou objeto, elas estão atentas e podem atacar por se sentirem ameaçadas.

- Sua alimentação baseia-se em folhas, raízes, brotos de algumas espécies de árvores e frutos. - Dorme aproximadamente 14 horas por dia, pendurado nas árvores.

São eles: Abelha, Alpaca, Avestruz, Bicho-da-seda, Búfalo, Cabra, Cachorro, Calopsita, Camelo, Camundongo, Canário-do-reino ou Canário-belga, Cavalo, Chinchila, Cisne-negro, Cobaia ou Porquinho-da-India, Codorna-chinesa, Coelho, Diamante-de-gould, Diamante-mandarim, Dromedário, Escargot, Faisão-de-coleira, Gado bovino, ...

Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, há cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga tigre d'água, tarântula e algumas espécies de serpentes. Dentre elas, a jiboia, a falsa coral e a cobra-do-milho.

Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.