Pode ter autoclave dentro do consultório?

Perguntado por: rcorte2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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É proibido o uso de equipamento a base de radiação ultravioleta e ebulidores como métodos de esterilização. O meio apropriado (1ª escolha), dentro do consultório, para esterilização de compressas de gaze é a autoclave. Não se esteriliza compressas de gaze em estufa.

No local, os instrumentos deverão ser colocados na cuba ultrassônica, que deverá ser preenchida com água, até o nível indicado no equipamento, e detergente enzimático, na proporção indicada pelo fabricante. Os materiais deverão permanecer na cuba por 5 minutos.

O uso de estufa para esterilização de materiais odontológicos ou quaisquer produtos para saúde não é permitido (Brasil, 2012).

A prática, porém, não é permitida. De acordo com o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as flores naturais são proibidas porque podem ser fontes de patógenos bacterianos aeróbios.

As instalações de água fria para os serviços odontológicos devem ser projetadas, executadas, testadas e mantidas em conformidade com a norma ABNT NBR 5626. As instalações sanitárias devem ser providas de, no mínimo, um vaso sanitário e lavatório.

Central de Material Esterilizado – Expurgo (2)
o uso de ventiladores em áreas críticas não é indicado, pois coloca partículas e demais infectantes em suspensão. A CME e expurgo são áreas críticas, e a utilização de um ventilador interfere negativamente na limpeza e desinfecção destas áreas.

Os materiais submetidos à esterilização a vapor são liberados após checklist feito pelo auxiliar de enfermagem da área.

Como autoclavar
Muitos materiais – principalmente novos – devem ser embalados em papel craft (cor marrom) antes do procedimento, como por exemplo, placas de Petri, caixas de pipetas, tubos, elermeyer, becker etc. Não encha a autoclave até o máximo. Deixe espaço para a circulação do vapor.

#1 -Sala de esterilização separada
Você pode usar caixas de plástico fechadas. Ter uma sala separada permite uma melhor organização dessas etapas e tira o incômodo e os riscos associados ao processamento de dentro da área clínica como: ruído, calor, risco biológico proveniente de instrumentos de outros atendimentos.

autoclave

A Anvisa determinou o uso da autoclave, que é mais eficiente na esterilização do que a estufa, que não elimina os vírus, por exemplo. Na autoclave, a esterilização é feita por vapor sob pressão.

A RDC Anvisa nº 15/2012 (BRASIL, 2012) ainda estabelece que os CME dos serviços de saúde e as empresas processadoras são responsáveis pela validação dos processos de esterilização, bem como pela qualificação de instalação, operação e desempenho dos equipamentos utilizados na esterilização de produtos para saúde.

As autoclaves são amplamente utilizadas em hospitais, clínicas veterinárias e laboratórios de análises clínicas. Além disso, também podem ser encontrados em indústrias alimentícias para garantir a segurança dos produtos vendidos aos consumidores finais.

Lista de equipamentos médicos que não podem faltar num consultório

  • luvas descartáveis;
  • aventais;
  • óculos de proteção, caso necessário;
  • máscaras faciais descartáveis.

As diferenças entre consultórios e clínicas se dão principalmente pelo fato da clínica não ter foco apenas no atendimento. Diferente do consultório, esse ambiente apresenta múltiplas finalidades, visto que pode oferecer outros procedimentos, como exames.

Não use carpete ou tapete como itens de decoração, já que acumulam pó e bactérias. O piso de madeira também não é uma opção considerada higiênica, então, fique atento.

plantas são proibidas, sejam elas naturais ou artificiais; luminária pendurada também não é permitido.

As instalações sanitárias deverão ter: a) Piso de material resistente, liso, lavável e impermeável, inclinado para o ralo, com fechamento escamoteável, os quais serão providos de sifões. b) Paredes revestidas até 2m no mínimo, com material resistente, liso, impermeável e lavável.

O ASB também não pode comandar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados na lei que regulamenta a profissão. Por exemplo: colocar aparelho ortodôntico, remover suturas, fazer clareamento dental…

A contaminação cruzada pode ocorrer de diversas formas dentro de um consultório odontológico: através de equipamentos contaminados, instrumentos não esterilizados corretamente, e até mesmo nas vestimentas e equipamentos de proteção individual (EPIs) e roupas do dentista.