Pode substituir Whey por proteína de soja?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ambas são boas fontes de proteína para quem treina e inevitavelmente vão funcionar muito bem para complementar sua necessidade proteica diária. Todavia a soja fornece menos aminoácidos essenciais (inclusive menos BCAAs) do que o whey protein.

A soja é riquíssima em macronutrientes, principalmente em proteína. Portanto se seu objetivo é ganhar massa muscular, aconselho adicionar o edamame em sua alimentação. Cozido e temperado fica um aperitivo delicioso. O suplemento de proteína a base de soja não é indicado para praticantes de atividade física.

– Combine a soja com whey
Em conjunto, essas duas proteínas podem oferecer uma liberação contínua de aminoácidos necessários para a recuperação muscular.

A soja contém 27g de proteína por dose de 30g, enquanto o whey protein concentrado contém 24g (26g na versão isolada, muito mais cara). Ou seja, suplementos de soja, em geral, fornecem mais proteína por dose.

Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas.

Uma dose de Whey Protein possui em média 24g de proteína, já um ovo cozido tem 6,7g de proteína, fazendo o cálculo de quatro ovos por dia você obterá a mesma quantidade de proteína, por um valor mais acessível.

carne vermelha

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente a carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Ganho de massa muscular: por conta de seu alto valor biológico, essa proteína gera um bom aproveitamento pelas fibras musculares. Estudos indicam que tanto a proteína de soja quanto o whey protein são capazes de induzir o ganho de massa muscular.

Como toda fonte proteica, o recomendado é que a ingestão seja feita após a sessão de exercício de força para favorecer, em longo prazo, as adaptações induzidas pelo treinamento (5). O consumo de proteína de soja após o exercício de força é uma estratégia nutricional efetiva para estimular o ganho de massa muscular.

Essa revisão apontou que dietas ricas em proteína de soja podem diminuir os níveis de colesterol total, reduzir a proteinúria e atenuar a perda da função renal, bem como amenizar os desconfortos da síndrome do climatério.

A proteína de soja pode ser incluída nos mais diversos tipos de receita como substituta da carne. Por exemplo, na lasanha com molho à bolonhesa, em saladas, no escondidinho, no hambúrguer e até mesmo com legumes cozidos.

A soja texturizada, também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja) ou carne de soja, é um produto feito a partir dos grãos de soja desengordurados e processados para obter uma textura semelhante à carne. É uma opção popular para vegetarianos, veganos e pessoas que buscam reduzir o consumo de carne.

Se utiliza outra fonte de proteína, como o Whey, no pós-treino pode suplementar com o Whey, pois tem os níveis de aminoácidos maiores e é de mais rápida absorção e fácil digestão. E a proteína de soja pode ser utilizada em qualquer outro horário do dia, como por exemplo, ao acordar.

As isoflavonas presentes em alta concentração na proteína de soja representam uma alternativa promissora na prevenção e no tratamento de muitas doenças, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Como tomar. A proteína isolada da soja pode ser usada na preparação de diversos alimentos como: leite de soja, barra de cereais, sopas, molhos, cereais, em forma de chá e até em produtos feitos para o ganho de massa muscular.