Pode substituir reboco por gesso?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O uso do gesso em substituição ao reboco comum é uma alternativa indicada para muitos casos e apresenta algumas vantagens, como rapidez na aplicação, economia de tempo, possível diminuição de custo e bom acabamento da parede.

O custo final do gesso, quando comparado ao do reboco, é bem menor. Sem contar que o processo é mais rápido e não requer tanta mão de obra. O acabamento já fica praticamente perfeito. Na maioria dos casos, não é necessário o uso de massa corrida, sendo possível ir direto para a parte da pintura.

diretamente. no bloco tá tem alguns cuidados também que a gente precisa. tomar para quem quer aplicar o gesso liso no bloco tá você precisa é praticamente uma.

Contudo, esse tipo de revestimento tem como desvantagem a pouca resistência, já que é feito apenas com água e gesso. Além disso, é necessário que as camadas tenham o diâmetro certo para que a acústica do ambiente não seja comprometida.

Desvantagens: Menos resistente; não pode entrar em contato com umidade; mais propenso a infiltrações. Vantagens: Boa durabilidade; boa resistência pois traz cimento em sua composição; impermeabilidade; permite ser furado. Desvantagens: Demanda mais tempo de mão de obra; pode ficar trincado com o tempo.

Reboco de Gesso - Gesso Liso
O Reboco de Gesso, também chamado de Gesso Liso, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção, pois, além do custo reduzido, este material oferece rapidez de execução e um bom acabamento.

Levando em consideração a reportagem do site Habitissimo, o gesso é considerado um produto mais barato que a massa corrida. Além disso, esse elemento é bem mais prático por secar em um curto espaço de tempo. Outra vantagem do gesso é que não demanda a aplicação de nenhum tipo de selador.

Para passar gesso na parede você precisará dos seguintes materiais:

  1. Masseira;
  2. Desempenadeira de PVC e de aço;
  3. Colher de pedreiro ou espátula;
  4. Régua de alumínio de 2m;
  5. Cantoneiras de alumínio;
  6. Sacos de gesso em quantidade suficiente para a aplicação da área.

Depois da cura da argamassa, é possível fazer a aplicação do gesso sobre a parede. Após todo o processo de nivelamento e regularização da superfície e, após aguardar o período ideal para a cura da argamassa, a superfície precisa estar bem limpa.

Um saco de 40 kg de gesso desempenado reveste, em média, uma área de 2 a 4 m². Contudo, o mesmo volume de gesso sarrafeado, cuja espessura da camada é maior, rende uma média de 1 a 2 m².

O gesso é um material não resistente à água, isto é, quando entram em contato, podem ocorrer infiltrações, vazamentos em cima do forro de gesso ou até desplacamento ou desabamentos de tetos, sem falar nos danos estéticos nos acabamentos por conta do amarelamento decorrente das infiltrações, além de estufamento da tinta ...

Em geral, o drywall é mais barato, especialmente por contar com itens mais em conta e instalação rápida. Além disso, seu índice de desperdício gira em torno de 5%, contra 30% da alvenaria. Ainda assim, o investimento total pode se tornar equivalente se optar por uma mão de obra profissional.

Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

É comum ocorrerem trincas ou fissuras em forros de gesso mal executados. Na maioria dos casos, esse problema é decorrente de tensões no material, provocadas pela dilatação ou retração térmica.