Pode substituir a carne pelo ovo?

Perguntado por: lescobar5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O nutricionista Fernando Meirelles, do Instituto Rana Saleh, explica que, apesar do ovo ser um excelente alimento, ele não tem o mesmo valor nutricional de outras proteínas de origem animal. “Analisando de forma comparativa, o ovo não possui uma concentração de proteína comparável às carnes brancas, como o frango.

As oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas e pistaches, são fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Têm menos calorias e gorduras saturadas do que a carne, mas também são menos ricas em proteínas. Possuem ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, considerados gorduras saudáveis para o coração.

Então, para atingir a quantidade de proteína de um bife, a gente teria que comer por volta de três unidades de ovos”. A carne vermelha tem uma quantidade maior de proteína se comparada ao ovo. Porém o ovo tem mais cálcio do que a carne vermelha. "Ter esse equilíbrio é importante.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

O ovo tem ótimas quantidades de vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B, além de minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo, oferecendo diversos benefícios para a saúde, como, prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares, e diminuição do risco de osteoporose.

O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Enquanto isso, junto com os camarões, os ovos são os únicos alimentos ricos em colesterol e com baixos níveis de gordura saturada. "Enquanto o colesterol nos ovos é muito maior do que na carne e outros produtos de origem animal, a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue.

Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos.

Quem não come carne tem mais risco de ter anemia por falta de ferro. A anemia por deficiência de ferro é a deficiência nutricional mais comum no mundo e atinge populações de consumidores de carne e de vegetarianos quase na mesma proporção.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo. Apresenta vitaminas e minerais que ajudam na homeostase do organismo. E por ser uma proteína de origem animal, fornece os aminoácidos essenciais, que nosso corpo é incapaz de sintetizar.

albumina

A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo. Aliás, engana-se quem pensa que somente as claras são ricas em proteínas. A gema também contém esse nutriente em boas quantidades.

Leite, farelo de aveia, amêndoas, tofu, iogurte integral e ovos são alimentos ideais para um café da manhã proteico. A profissional conta que um café da manhã com quantidade adequada de proteínas, que varia para cada pessoa, ajuda a controlar a fome no resto do dia.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Rico em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade e gorduras boas, o ovo é muito saudável, aliado de quem busca emagrecer. Veja bons motivos para incluir o alimento em seu cardápio: 1. Ajuda na perda de peso O ovo confere saciedade, fazendo com que você coma menos ao longo do dia.

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias (um ovo cozido de 100 gramas contém cerca de 155 calorias). Porém, uma omelete feita com pouco ou sem óleo também é uma opção interessante.

Sim, você pode comer ovo todo dia. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto de proteínas bem aproveitadas pelo organismo, bem como de vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.