Pode soldar em dia de chuva?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Soldagem quando molhado aumenta significativamente o risco de choque, significa dizer que é recomendado o uso de piso de borracha secas, madeira, compensados, ou outros para evitar ser a fonte de aterramento.

Existem opções para executar a solda em um ambiente seco, mesmo dentro da água, como as soldas hiperbáricas, que utilizam habitats submarinos pressurizados com gazes nobres para proteção da solda. Porém exigem uma operação mais complicada e um custo elevado, então, sempre que possível a solda é feita no molhado mesmo.

RADIAÇÃO. Durante a soldagem são gerados raios ultravioleta e infravermelhos de alta intensidade. A exposição de olhos a essa radiação causará dores muito intensas nas próximas 6 a 24 horas, além da alta luminosidade causar danos visuais à retina.

As trincas no processo de soldagem ocasionadas pela presença de hidrogênio no cordão de solda e áreas afetadas pelo calor são bem conhecidos há muitos anos. As trincas causadas pela presença de hidrogênio aumentam à medida que a resistência do aço aumenta.

O cordão de solda deverá resistir a uma força cisalhante de, no mínimo, 1.153,96 kg .

Grande distância entre o eletrodo e a poça de fusão.
Deixar o eletrodo distante da peça faz muita fumaça e o clarão da solda fica mais forte.

Nunca se deve lixar ou limar a ponta do ferro de solda! A limpeza do ferro pode ser feita com uma esponja comum, que utilizamos na cozinha de casa, ou uma esponja de aço específica para limpeza de aço inox.

A corrente elétrica necessária para fundir o eletrodo e o metal de base é estabelecida por uma tensão entre 16 e 40 volts, e a intensidade entre 20 e 550 amperes, que pode ser tanto alternada quanto contínua, considerando-se para todos esses fatores as características do eletrodo empregado.

Um estudo quantificou que ser-se soldador implicava um risco 25 a 40% superior de cancro do pulmão, ainda que poderão funcionar como variáveis confundidoras os asbestos, a sílica e a radiação ionizantes, para além do tabagismo.

As posições de soldagem “1f” e “1g”, cujas juntas ficam na posição plana, com o eixo da solda na posição horizontal, são as que oferecem a maior produtividade e, portanto, você pode optar por processos com maior razão de depósito e velocidade de soldagem. Você também pode optar em mecanizar ou usar robô na operação.

Inalação de fumos e partículas perigosos. Trabalhar com uma postura desconfortável e levantando itens pesados. Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias. Danos aos olhos e lesão na pele devido ao UV do arco de solda.

Caso o soldador trabalhe além da jornada prevista no contrato de trabalho, ele vai ter direito ao recebimento dessas horas extras. Em regra, a legislação trabalhista permite a realização de uma jornada diária de trabalho diária de até 08 horas e 44 horas semanais..

Caso prefira ainda a emenda direta, você precisa levar alguns detalhes em conta: o primeiro é sempre obedecer o padrão do tamanho que deve ser feito o desencape do fio tanto do chuveiro quanto da rede elétrica. O segundo passo, após a emenda de prolongamento, seria realizar o processo de estanho na emenda.

A porosidade é um dos defeitos mais comuns na soldagem. Essa falha é causada por uma contaminação do metal. De forma simplificada, os gases presos criam uma solda cheia de bolhas (cavidades). Como consequência, a porosidade reduz a integridade da solda e com o passar do tempo pode entrar em “colapso”.