Pode ser treinar bíceps e tríceps juntos?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Ao treinar ambos no mesmo dia, você maximiza seu tempo na academia enquanto gera volume e intensidade potencialmente maiores do que quando os treinamos separadamente. Por isso não é incomum que depois de um treino de peito pesado, usando exercícios compostos, o seu tríceps estará cansado.

Os multiarticulares produzem maior número de micro lesões nas musculaturas, pois nos permitem levantar mais carga. Assim, geram maior liberação hormonal.

Todos os treinos começam com bíceps, mas se você precisa dar foco em triceps, apenas inverta essa ordem e comece com os tríceps.

Anteriores e Posteriores. A ideia da divisão é fazer um dia a parte anterior (parte da frente) do corpo, como: peitoral, ombro, bíceps, abdômen e coxa. Já no outro, você deve treinar a parte de trás: costas, tríceps, lombar, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.

Nesse tipo de treino, devemos pensar em trabalhar junto os seguintes músculos: Peito + tríceps + ombro. Costas + bíceps + lombar.

O tríceps fica na parte de trás do braço e tem o dobro do tamanho do bíceps, com mais fibras musculares por cm².

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses.

Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina. Esse descanso vale para qualquer esporte.

Treinar os braços todos os dias não é legal. Os músculos precisam de descanso para crescer de verdade, e estimular um músculo ou grupo muscular é não deixá-lo descansar.

Como dividir o treino de braço? De forma geral, o treino ABCD pode ser dividido em costas + bíceps em um dia, peito + tríceps em outro, descanso, pernas em um dia e ombros em outro, seguido novamente de descanso.

Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

A maioria das pessoas costuma responder bem a 12 séries semanais para músculos pequenos como o bíceps. Isto equivale a fazer, por exemplo, 2 exercícios duas vezes na semana ou quatro exercícios em um único dia, com 3 séries em cada exercício (ambas as opções totalizam 12 séries semanais).

Ou seja, os membros inferiores quase nunca são exercitados no mesmo dia que os outros grupos musculares. O que acontece com frequência quando falamos sobre os membros superiores, por exemplo, incluindo as costas, abdômen, ombros, bíceps e tríceps.

Como montar um treino de hipertrofia eficiente?

  1. Priorize exercícios compostos. ...
  2. Varie carga e intensidade. ...
  3. Defina um volume adequado de séries e carga. ...
  4. Equilibre a frequência de treino. ...
  5. Faça uma progressão gradual. ...
  6. Dê tempo ao seu corpo.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).