Pode ser míope no Exército?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Texto: Lílian de França O simples fato de ser portador de problema visual (astigmatismo e miopia) não é motivo para eliminação de candidato em concurso público. Com esse entendimento, unânime, a 4ª…

Portadores de miopia não podem ser considerados inaptos para exercerem o cargo de sargento da Polícia Militar. O entendimento é do desembargador da 1ª Câmara do Tribunal de Justiça de Goiás, Vitor Barboza Lenza. Ainda cabe recurso.

Deficiência visual corrigível por óculos ou lentes de contato não pode eliminar um candidato a cargo público de processo seletivo. Portanto, conclui-se que o candidato que usa óculos ou lentes de contato, pode sim servir o Exército Brasileiro.

Deficiência visual corrigível por óculos ou lentes de contato não pode eliminar candidato a cargo público de processo seletivo.

Problemas de visão impeditivos x não impeditivos
Sendo assim, o astigmatismo e a miopia não serão impeditivos para o candidato a piloto. Nesses casos a única exigência da ANAC é que o piloto tenha sempre um par de óculos reserva a disposição.

Se você usa óculos ou lentes, fique tranquilo, você ainda pode ser piloto de aeronaves. Isso não é um impeditivo.

Tendo em vista que é muito comum as pessoas possuírem deficiências oculares, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que dificultam a visão, os editais de concursos públicos passaram a prever que o candidato tem que apresentar um grau adequado de visão, com ou sem correção.

Apesar de não haver limites para o avanço do distúrbio ocular, em casos raros, ele pode chegar a até 20 dioptrias, grau que aumenta o risco de descolamento de retina graças ao afinamento e ao estiramento que o tecido sofre, o que pode causar danos irreversíveis à visão.

Nesse sentido, quem tem miopia enxerga os objetos de longe de maneira embaçada, além de apresentar visão turva.

No entanto, é importante ressaltar que o grau da miopia não define deficiência visual! Pela OMS, a baixa visão ou visão subnormal ocorre quando a visão é pior que “20/60”.

Ou seja, não basta somente ser o filho único, é preciso que seus pais estejam em estado específico para que haja isenção no Serviço Militar. Para isso, deve-se fazer necessário em casa como companhia para os pais em estado de dependência ou necessidade.

Cárie não é motivo para reprovar candidato em concurso público. Um excesso de zelo da Brigada Militar quase impediu um candidato de prosseguir nas provas para ingressar na corporação como soldado.

Muitos militares tem medo de relatar o que estão passando com receio de represálias, ou até mesmo de serem licenciados. Mas a depressão precisa de um tratamento adequado e, em alguns casos, o militar precisa da licença para tratamento de saúde e o acompanhamento ideal.

Quando uma pessoa apresenta acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, considera-se que ela tem baixa visão. Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.

Durante o alistamento militar, o brasileiro que apresenta aparente incapacidade física e/ou intelectual estará isento do Serviço Militar e poderá requerer, na Junta de Serviço Militar, o seu Certificado de Isenção (CI).

Admite-se para ingresso até 20/400 S/C em AO, corrigida para 20/20, com a melhor correção óptica possível.

Cirurgias são comuns para corrigir a miopia, mas assim como as lentes de contanto, não é indicada para qualquer tipo de pessoa. O indicado é que os pacientes tenham 21 anos ou mais, porque nessa idade, o grau já se estabilizou e o oftalmologista poderá remodelar a córnea para realizar o procedimento.

Existe idade mínima para realizar o procedimento? Sim, existe uma idade mínima. Apenas pessoas com mais de 20 anos devem fazer a cirurgia refrativa. E essa condição deve ser levada à sério: se cirurgia for feita sem os devidos cuidados, os problemas podem voltar a ocorrer.

Desta forma, a partir desta tabela surgiu o termo “visão 20/20”, que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés igual a uma normal enxerga.