Pode ser diácono solteiro?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Idade mínima de 35 anos, para casados e solteiros.

Deve apresentar maturidade na fé, ter uma visão da Igreja solidária com a realidade atual, capacidade para ouvir, dialogar e acolher, vida sacramental, espírito de oração e de contemplação, espírito de serviço, principalmente aos mais pobres, interesse pelo estudo da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja.

De acordo com Paulo, as esposas dos diáconos devem ser “respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo” (v. 11). Como o seu marido, a esposa deve ser respeitável ou honorável. Em segundo lugar, ela não deve ser maldizente, uma pessoa que espalha fofocas.

Neste sentido, o Concílio de Tours, de 567, chama de “diaconisas” as esposas dos diáconos, apontando sua relevância no contexto comunitário (DANTAS, João Paulo de Mendonça. “Diaconato feminino?

O candidato deve estar casado há no mínimo cinco anos; ter pelo menos 35 anos de idade; ter vida matrimonial e eclesial exemplares; ter autorização da esposa; ter situação econômica estável; ter indicação do pároco; participar periodicamente de retiros espirituais para que possa meditar sobre sua vocação; estar ...

A igreja é quem escolhe os diáconos.

O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.

Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

O diácono precisa ser um homem digno de respeito, de caráter impoluto, de vida irrepreensível, de conduta ilibada. A sua vida é a base de sua liderança. Seu testemunho é o alicerce de seu trabalho. Em segundo lugar, os diáconos devem ser homens de uma só palavra (1Tm 3.8b).

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

Dalmática é o traje litúrgico próprio do diácono na Igreja Católica. É colocada sobre a alva (túnica) e a estola. É utilizada na celebração da missa.

dalmática

A veste própria do diácono é a dalmática, que se veste sobre a alva e a estola; contudo, por necessidade ou por menor grau da solenidade, a dalmática pode omitir-se. 339. Os acólitos, leitores e outros ministros leigos podem vestir a alva ou outra veste legitimamente aprovada pela Conferência Episcopal em cada região.

Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa "atendente" ou "servente".

Corpo Diaconal
É constituído de pessoas voluntárias, denominadas diáconos e diaconisas, que se oferecem ao trabalho do Senhor no seio da comunidade local, dando seu tempo, talentos e espiritualidade, contribuindo para o bom andamento da igreja.

O programa de formação deve durar pelo menos três anos, para além do período propedêutico, para todos os candidatos. (Cf. Normas fundamentais para a formação dos diáconos permanentes, n.

Experiência mínima de cinco anos em trabalho pastoral ou social ( voluntariado em organizações não governamentais, por exemplo).

O Bispo Diocesano é o primeiro responsável pela formação, dos futuros diáconos permanentes, acompanhando e orientando todo o processo formativo. Encarregados da formação: O Supervisor (designado pelo bispo) acompanha pessoalmente, em nome do Bispo Diocesano o andamento da formação.