Pode ser cobrado IPTU retroativo?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A lei prevê que, sempre que houver alguma inconsistência na avaliação dos dados que determinam o valor a ser pago de IPTU, uma cobrança compensatória deverá ser realizada. Nesse caso, são os IPTUs retroativos e eles podem vir cobrando valores de até 5 anos anteriores ao exercício atual.

A Receita Federal poderá cobrar retroativamente e automaticamente tributos de contribuintes que ganharam no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito a não pagar, mas perderem o direito no futuro caso a Corte mude de entendimento.

O que devo fazer? Em caso de atraso, é possível efetuar o pagamento de duas formas: Solicitar um novo boleto nos terminais de autoatendimento, ou pelo internet banking da rede bancária conveniada. Emitindo a 2ª via do boleto no site oficial da Prefeitura da sua cidade.

cinco anos

A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva e se interrompe: - pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal; - pelo protesto judicial; - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; - por qualquer ato inequívoco, ...

O que acontece se não pagar o IPTU? O contribuinte que não pagar esse imposto terá o débito registrado na dívida ativa e isso poderá provocar a tomada de bens do proprietário do imóvel. Além disso, as empresas que possuem dívidas de IPTU não podem participar de licitações e concorrências públicas.

Os idosos com mais de 65 anos de idade poderão pedir, até o final de dezembro deste ano, a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para obter a isenção, o imóvel deve ser…

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária
"Em relação aos créditos de IPTU, o entendimento desta corte superior se consolidou no sentido de que se consideram contribuintes do referido imposto o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título", afirmou o relator.

Para abrir o processo administrativo, o contribuinte deve reclamar da cobrança abusiva de IPTU com a própria Receita municipal, fornecendo todos os documentos solicitados pela prefeitura e também as provas de que o valor é indevido.

Uma vez com a área total construída lançada no seu IPTU, você receberá em sua casa o IPTU retroativo dos últimos 5 anos em que estava desatualizado. Esse lançamento de IPTU retroativo será da diferença entre a área que você pagava para a área atualizada. Simples assim.

Para a regularização de débitos basta acessar a página dividaativa.prefeitura.sp.gov.br, clicar na opção "consulta e pagamento" e selecionar o critério IPTU (a consulta é feita pelo número do contribuinte que aparece no carnê do IPTU).

Cobrança retroativa de uma dívida é aquela que já deveria ter sido cobrado anteriormente, mas não foi. Ela pode ser feita por uma empresa ou instituição financeira para cobrar uma dívida pendente ou por um produto ou serviço que já prestado, mas não pago na época.

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal. Decorrido esse prazo, sem que tenha sido citada a parte devedora, impõe-se o reconhecimento da prescrição.

A boa notícia é que é possível regularizar de forma parcelada esta dívida, no portal da Dívida Ativa, sem a necessidade de atendimento presencial. As parcelas são corrigidas pelo IPCA e acrescidas de juros de 1% ao mês. Para realizar o parcelamento, é obrigatório que todos os débitos em aberto sejam incluídos.

A despesa vai para a Dívida Ativa quando não é paga no prazo e entra no cadastro da Procuradoria Geral do Município de São Paulo para a cobrança por ação judicial ou outras formas.

prescrito deve ser extinto, portanto não é a simples perda do direito de cobrança como ocorre em uma relação entre cliente e empresa, mas a Dívida Ativa Prescrita requer a completa extinção dos débitos, conforme a legislação brasileira determina.

O pedido de parcelamento do crédito tributário interrompe o curso do lapso prescricional, uma vez que o requerimento indica o reconhecimento da existência da dívida e atrai a incidência do art. 174, parágrafo único, inciso IV, do Código Tributário Nacional.

Procedimento. Atendimento Virtual: Para requerer a prescrição de débitos de IPTU/TLP o contribuinte Pessoa Física deve acessar o Atendimento Virtual e registrar a solicitação em Todos os Serviços, Assunto “IPTU/TLP” e Tipo de Atendimento “Solicitar Prescrição de Débitos de IPTU/TLP - serviço".