Pode sentar depois da cerclagem?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Dr.: Sim.

A paciente diagnosticada com essa síndrome, pode ter que ficar de repouso absoluto durante grande parte da gestação.

Como todo procedimento cirúrgico possui riscos, as possíveis complicações da cerclagem uterina são o rompimento das membranas amnióticas (bolsa), sangramento vaginal, desenvolvimento de infecção e laceração do colo uterino.

A cerclagem é uma pequena cirurgia realizada em hospital via vaginal em que o médico costura o colo uterino da mamãe para tentar mantê-lo fechado. A cirurgia normalmente é rápida e costuma manter a mamãe de 1 a 2 dias no hospital e até 5 dias de atestado.

A cerclagem constitui-se em dois pontos dados no colo do útero que são retirados na 37ª semana, possibilitando que o bebê nasça a termo e de parto normal ou natural.

O tipo de repouso prescrito pode ser dividido em repouso absoluto ou repouso relativo.

A cerclagem é uma cirurgia realizada para manter o colo do útero fechado quando há riscos de dilatação precoce, evitando partos prematuros ou abortos espontâneos. Durante a gravidez, o colo do útero permanece espesso e firme até o final do terceiro trimestre.

Os riscos e complicações associados à cerclagem cervical incluem inflamação das membranas fetais devido a uma infecção bacteriana, sangramento vaginal, ferimento no colo do útero (laceração cervical), ruptura prematura das membranas (saco amniótico) e deslocamento da sutura .

Deitar de lado
Para mais conforto, experimente colocar uma almofada entre as pernas enquanto deita. Outra dica é mudar de lado para prevenir dores no corpo e não irritar a pele.

O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe.

  1. Evitar carregar peso.
  2. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.
  3. Limitar as tarefas de limpeza da casa, como levantar colchão, arrastar móveis ou agachar muito.

Cabe ressaltar que o colo curto não faz diagnóstico de IIC, e que o comprimento curto do colo só auxilia no diagnóstico de IIC quando já houver história de prematuridade prévia. Uma vez diagnosticada a IIC o tratamento deverá ser a cerclagem, que consiste em sutura em bolsa.

Consiste em dar alguns pontos no colo do útero daquela paciente. Assim, ele tem reforços, e consegue sustentar a gravidez até o final. Na cerclagem uterina simples, os pontos são feitos pela via vaginal, a partir da 12ª segunda semana de gestação, e são retirados na 37ª.

A doença de Kauanny requer um tratamento conhecido como cerclagem definitiva. Mas o procedimento custa em média R$ 15 mil e ela não tem condições de arcar com os custos, por isso, está tentando a cirurgia gratuita pelo Hospital das Clínicas, na capital paulista.

Historicamente, sugere-se a realização da cerclagem entre 12 e 16 semanas de gestação, após a ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre descartar grandes malformações no concepto. Perdida essa oportunidade, pode-se praticá-la até as 25 semanas.

Assim, quando um médico indica o repouso da grávida em decorrência de gravidez de risco, os 15 primeiros dias de afastamento serão pagos pelo empregador e os demais, após solicitação e realização de perícia, deverão ser pagos pelo INSS.