Pode segurar o cachorro para cruzar?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Em todo caso, jamais, sob nenhuma circunstância, deve-se forçar e sujeitar a fêmea a cruzar, pois ela pode se tornar agressiva e atacar para se libertar, além das consequências psicológicas que isso poderia causar à ela.

15 minutos

O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora. É importante não tentar separar os animais, pois vai ferir os pets. Também não deve jogar água nem tentar espantá-los, pois pode assustar os peludos e machucá-los.

Para aumentar as chances da fecundação, recomenda-se que os dois cachorros fiquem juntos mais de um dia durante o período fértil da fêmea. Porém, se eles estiverem cruzando muitas vezes, é recomendado a separação.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Quando o pênis do macho está ereto, esse anel impede que ele saia e, assim, os órgãos genitais de ambos os pets se encaixam e eles ficam grudados um ao outro para aumentar as chances de fecundação. Isso acontece para que o sêmen do macho chegue até os óvulos da fêmea.

Os primeiros sinais do período fértil incluem desobediência, inquietação da fêmea e aumento na frequência de fazer xixi, e outros mais evidentes como a vulva ficar inchada e ocorrência de pequenos sangramentos. Nesse momento os machos já se sentem atraídos, mas a fêmea não deixa a cópula acontecer.

Você já deve ter ouvido falar que depois da cópula propriamente dita o cachorro e a cadela permanecem grudados, com o pênis ainda penetrado. Isso acontece porque a ejaculação do cachorro ocorre em três fases, e não apenas no momento em que ele está sobre a cadela.

“Antes do acasalamento, devemos fazer alguns exames de sangue para certificarmos de que o animal está saudável. Neste período, devemos colocar, também, a vacinação e a vermifugação do casal em dia, a fim de garantir que não haja transmissão de doenças entre eles e para a futura ninhada”, pontua a profissional.

Então como desgrudar o cachorro da cadela? Se o cruzamento ocorreu, não há outra escolha senão esperar que os cães se separem. Neste momento, os dois lambem suas partes íntimas, o pênis do macho vai reentrar no prepúcio e tudo voltará ao normal.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

21 dias

Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação.

Observe para saber se ela está urinando com mais frequência.
Você pode perceber que ela quer ficar do lado de fora da casa com mais frequência do que normalmente. Esse pode ser um sinal de que ela está no período mais fértil do cio.

Estro: é a segunda fase, quando a cadela para de sangrar e se torna receptiva ao macho, pois está fértil e pode cruzar. A duração média é de 9 dias (3 a 17 dias). Nesse período, ocorre a ovulação e fecundação.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.