Pode segurar a bola no basquete?

Perguntado por: rcortes5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Atualmente: A bola só pode ser segurada nas mãos ou os braços de um jogador. Um jogador não pode usar o seu corpo para segurar a bola nem obstruir a bola de ser recebida por um jogador nem de entrar na rede.

No jogo de Basquetebol não é permitido: Correr com a bola. Chutar a bola. Bater na bola com o punho.

Toque a bola com a ponta dos seus dedos, e não com a palma da mão. Você quer tocar a bola de uma maneira a ter contato total com ela, mas sem precisar utilizar muita força com os braços para mantê-la quicando. Por essa razão, não dê um tapa na bola com a palma da mão.

A infração é marcada se você der mais de dois passos sem bater a bola. Para evitar isso, dê apenas dois passos sem driblar antes de passar ou dar um chute. Você tem direito a mais um passo se você já estiver com um pé no chão ao receber um passe.

Terceira infração: 5 segundos. O jogador tem cinco segundos para passar a bola a um companheiro de equipe em uma saída de jogo, Essa regra se aplica também ao andamento do jogo. Com a posse de bola, o jogador tem cinco segundos para passar, arremessar ou driblar.

se um atleta pisar nas linhas laterais ou nas linhas de fundo da quadra de basquetebol em contato com a bola o arbitro o arbitro para a partida marcado fora. porque? O árbitro vai parar o jogo porque, o jogador não pode estar em contato com a bola fora da quadra do jogo...

4 - A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo não podem ser usados para tal propósito; 5 - Não será permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário.

Durante uma reposição de bola, a bola está à disposição do jogador que irá efetuar a reposição. A bola se torna morta quando: Qualquer cesta de campo ou lance livre é convertido. Um oficial soa seu apito enquanto a bola está viva.

SE UMA FALTA TÉCNICA FOR SANCIONADA EM UMA EQUIPE OFENSIVA, a equipe ofensiva terá o tempo que restava no relógio de 24 segundos, se a reposição for administrada na quadra de defesa, ou quadra de ataque.

Pegue-a com a ponta do indicador da mão dominante.
Solte a bola com rapidez, mas sem muita força, ao seu dedo indicador; quando pegar o jeito, sabendo em que altura jogar e com que velocidade, não será muito difícil controlá-la com o dedo. Quanto mais perto da "redonda" mantiver a mão, mais fácil será.

O primeiro passo para aprender a jogar basquete é dominar a técnica da “pegada de bola” e de jogar a bola, o passe. Primeiramente, a pegada de bola, em posição inicial: coloque uma mão de cada lado da bola com os dedos abertos enquanto mantém a bola perto do peito, com os cotovelos um pouco afastados do corpo.

Não é possível repetir o mesmo apoio ou seja, não se pode penetrar com o apoio repetido. Exemplo – pé esquerdo (zero), pé esquerdo (1) e pé direito (ou vice versa). O pé coxinho também é ilegal nos postes.

Na NBA, o jogo divide-se em quatro períodos de 12 minutos. Este desporto pode ser praticado ao ar livre, ou em recinto coberto.

Como o título já deixa bem claro, esta é a enterrada básica com as duas mãos. Para realizá-la, basta correr (R2/RT) em direção ao aro e ao chegar próximo do fundo de quadra, acione o analógico direito na mesma direção.

Jogadores. O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. São classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).

Baseado no somatório foi montada a lista, que teve Michael Jordan na primeira posição, LeBron James em segundo e Kareem Abdul-Jabbar em terceiro.

Oscar Daniel Bezerra Schmidt (Natal, 16 de fevereiro de 1958) é um ex-jogador brasileiro de basquetebol, considerado o maior jogador brasileiro e um dos maiores do mundo, mesmo sem ter atuado na NBA.

Regra dos 3 segundos
Um jogador não pode permanecer mais do que 3 segundos dentro da área do garrafão sem a bola.

Quando você ver alguém interessante com quem deseje falar, você tem 3 segundos pra ir até lá e dizer "oi". Espere mais e você vai ou pensar demais e estragar tudo ou pensar demais e nunca se aproximar.