Pode secar o cachorro com secador de cabelo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Tudo vai depender da raça do seu pet: raças como Yorkshire, Shih Tzu, Maltês, Lhasa Apso e Poodle só podem ter a pelagem seca por um secador de pelo de cachorro específico para animais. Fora essas raças, o uso de secador de cabelo para cachorro é liberado desde que o tutor tome alguns cuidados.

Além de não ser natural de forma alguma para o cão, o secador ainda o irrita ou intimida. O motivo é bem simples: secadores de cabelo fazem um barulho que para a maioria dos cachorros é insuportável ou no mínimo extremamente irritante. Cachorros possuem ouvidos mais sensíveis, podendo ouvir sons que nós não ouvimos.

Como secar o cachorro depois do banho
Antes de secar, penteie novamente, para que não formem nós que dificultarão na próxima lavagem. Se preferir, e seu cãozinho se sentir confortável com o barulho, utilize um secador de cabelo com vento morno – nunca quente!

Ligue o secador e ofereça recompensas; se o pet estiver tranquilo, ele virá até sua mão e você poderá acostumá-lo com o processo, mas se ainda estiver assustado, vá com calma e retroceda ao ponto em que tenta acostumá-lo com a toalha e outros produtos.

O Dr. Bruno explicou alguns cuidados com cachorro no calor que podem auxiliar o cãozinho nos dias mais quentes. “O gelo, ar-condicionado e ventilador podem ser extremamente benéficos ao pet”, afirma.

Se pensa que os dias mais quentes podem ajudar a secar a pelagem do cachorro, saiba que não é bem assim. Isso porque alguns cães têm subpelo, que é mais difícil de secar, sendo necessário o uso de secador e toalha. Não secar corretamente o cão pode levá-lo a ter doenças dermatológicas.

Temperatura e distância
Os secadores tradicionais podem ser usados desde que estejam no modo frio, já que a regulagem dos aparelhos varia muito. Os cachorros têm o pelo muito seco e o ar quente pode propiciar a quebra.

Atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Se ele tiver o pelo mais longo, a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho 1 vez por semana.

O soprador é um equipamento que auxilia na remoção de água que fica entre os pelos após o banho. O secador realiza a secagem dos pelos e finalização do mesmo.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

Cachorros gostam de ficar entre os nossos pés por sentir segurança. É possível que o seu cachorro se sinta inseguro ou que seja muito medroso. De fato, este ato de dormir entre nossos pés é mais frequente em filhotes ou em cães recém-adotados. É uma forma de sentirem-se protegidos, de buscarem nosso amparo.

Por isso, separamos algumas dicas para deixar seu pet sempre cheirosinho e, consequentemente, a sua casa também!

  1. PARA O PET.
  2. Shampoo e loções especiais. É importante dar banho no pet pelo menos uma vez por mês. ...
  3. Banho a seco. ...
  4. Hálito. ...
  5. PARA A CASA.
  6. Tapete ou banheiro higiênicos. ...
  7. Umidificador de ar. ...
  8. Aromatizantes.

Bem, tomando os cuidados necessários, o dono do pet pode sim utilizar o aparelho par ajudar a secar os pelos do animal, com exceções de algumas raças. O yorkshire, poodle, maltês, lhasa apso e o shih tzu têm uma pelagem muito sensível, logo, é melhor que os banhos sejam feitos em pet shop.