Pode se tornar ou pode se tornar?
Trata-se de uma ênclise do verbo auxiliar (=pode-se tornar). Essa colocação do pronome átono após o verbo auxiliar é raríssima no português do Brasil. A maioria dos brasileiros diria “Corinthians pode se tornar...” (sem hífen = próclise do verbo principal).
Pode começar a frase com se?
Como partícula apassivadora, o "se" mantém-se junto ao verbo, da mesma forma que o pronome. Sua ligação com o verbo é demonstrada pelo uso do hífen, que não permite que o "se" fique solto na sentença. É inadequado, portanto, o emprego do "se" - partícula apassivadora - em início de sentença.
Que se tornaram ou que Tornaram-se?
Ambas as construções são correctas. Julgo que a dúvida está na frase b). Para se compreender claramente, é necessário servirmo-nos dos conhecimentos de gramática. Em ambas as frases, o predicado é tornou-se, em que o pronome se é complemento directo.
O que significa a palavra Pode-se?
1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).
Pode-se no passado?
Pôde com acento circunflexo é forma do verbo poder no pretérito perfeito do indicativo. Nesse caso, a palavra é utilizada para indicar uma ação que teve início e fim no tempo passado. Confira alguns exemplos: - Durante aquele show ela pôde realizar o sonho de conhecer Beyoncé.
O que significa ser-se?
Estar, ficar, tornar-se.
Quando o se é sujeito?
A palavra "se", quando empregada junto a verbos intransitivos ou transitivos indiretos, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar um sujeito indeterminado. Exemplos: Morre-se de fome.
O que atrai o pronome se?
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.
Que se apresentou ou Apresentou-se?
O mesmo que se apresenta, que se mostra enquanto tal, que se revela. Exemplo de uso da palavra Apresenta-se: Lenda do teatro apresenta-se no teatro municipal.
Como substituir a conjunção se?
Sinônimo de se
- Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.
- Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
- Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.
Qual a transitividade do verbo tornar?
Significado de Tornar
verbo pronominal, transitivo direto predicativo e bitransitivo Alterar, modificar ou passar a possuir uma nova condição, estado: ele se tornou médico; a mãe tornou a filha escritora. Retornar ao local de onde se estava; regressar: ele tornou a chegar; os tripulantes tornaram-se para o avião.
Quando não pode usar mesóclise?
Não ocorre mesóclise se houver alguma situação que justifique o uso da próclise, ou seja, do adiantamento do pronome, como a presença de uma palavra negativa, de uma conjunção subordinada, de um pronome relativo, interrogativo, indefinido e demonstrativo, entre outros.
Quando usar o pronome antes ou depois do verbo?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.
Qual palavra substitui Pode-se?
1 é possível ser, há a possibilidade de ser, talvez seja, deve ser, é capaz de ser, é provável ser, de repente é.
Por que qual a forma correta?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Deve-se ou se deve sinônimo?
1 tem que se, tem de se, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se, é recomendado, é preciso, é necessário, é obrigatório. Exemplo: Deve-se tomar banho todos os dias para se ter uma boa higiene.
Pode ou pode quando usar?
Pode: verbo “poder” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Pôde: verbo “poder” no pretérito perfeito do indicativo.