Pode-se tomar fluoxetina à noite?

Perguntado por: vmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Não há contraindicação para tomar fluoxetina à noite, porém, alguns pacientes podem apresentar insônia. Portanto, se este for o seu caso, o ideal é tomar durante o dia.

Qual o melhor horário para tomar? Em resumo, como grande parte dos pacientes se sentem mais ativas e dispostas com a fluoxetina, o ideal é tomar o medicamento pela manhã, após o café. Desse modo, raramente, os pacientes sentem sonolência ao tomar a fluoxetina.

Como tomar a fluoxetina? O remédio deve ser ingerido por via oral, com água, sempre no mesmo horário do dia, orientado pelo médico. Dê preferência para tomar pela manhã ou no período da tarde, a fim de evitar insônia.

Após 6 ou 8 horas, a fluoxetina atinge sua concentração máxima no organismo. Porém, para que surta efeito terapêutico, a recomendação é que o medicamento seja utilizado diariamente, sendo esperado que seus efeitos se tornem evidentes depois de um período que varia entre 2 e 6 semanas.

De forma bastante simplificada, funciona assim: ao atuar no cérebro, o medicamento aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o bem-estar, o sono, o humor, a concentração e o apetite, dentre outros fatores.

Foram relatadas as seguintes reações adversas com cloridrato de fluoxetina: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.

A fluoxetina serve para tratar distúrbios relacionados à depressão e ansiedade. O medicamento age elevando os níveis do neurotransmissor serotonina, responsável pela regulação de funções como humor, bem-estar, sono, apetite e concentração.

As análises indicam que a fluoxetina age via mecanismo dependente de neurogênese para melhorar a memória dos animais. E o bulbo olfativo, área olfatória primária do cérebro, apareceu como nicho com maior aumento na neurogênese após o tratamento com fluoxetina.

Esta pesquisa (em inglês) comparou os dois medicamentos e apontou que a sertralina é mais eficiente que a fluoxetina no tratamento da depressão.

Doses acima de 20 mg/dia devem ser administradas em duas vezes, de manhã e à noite. Para qualquer indicação, a dose de fluoxetina não deve exceder a 80 mg/dia. Em pacientes com função renal e/ou hepática prejudicadas e em idosos, deve-se considerar o uso de doses mais baixas ou administrações menos freqüentes.

A fluoxetina vai atingir a sua concentração máxima no intervalo de 6 a 8 horas após a sua ingestão. Ou seja, é neste período que ela fará mais efeito. Além disso, você deve usar a fluoxetina pelo tempo que seu médico ditar. Esse tempo, em geral, varia de 2 a 6 semanas, para ter um efeito prolongado.

A fluoxetina pode aumentar a pressão arterial? Pode.

A perda máxima de peso com fluoxetina é atingida por volta de seis a nove meses, e o uso prolongado da medicação pode estar associado a reganho de peso.

O cloridrato de fluoxetina deve ser utilizado com precaução em pacientes com condições clínicas que predispõem a arritmias (alteração dos batimentos cardíacos) ou exposição aumentada à fluoxetina (por exemplo, mau funcionamento do fígado).