Pode se molhar o curativo na hora do banho?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Posso molhar o curativo? Depende do tipo de curativo. Geralmente é aconselhável que o curativo seja protegido durante o banho, evitando a contaminação do ferimento. Em feridas agudas (de fácil resolução, como cortes e escoriações simples) geralmente não há problema em molhar o curativo.

Além disso, também deve estar atento a possíveis sinais de inflamação como vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz. Além disso, se o curativo não for impermeável, é importante não o molhar durante o banho, protegendo-o porque a entrada de água na cicatriz pode causar infecção na ferida.

Você pode aproveitar a hora do banho e lavar a sua ferida. Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

Em geral de 3 a 7 dias o curativo é trocado pela faixa de contenção. A faixa também varia, da troca até 15-21 dias da cirurgia o dia todo e após isto pode ser usada mais alguns dias para dormir. Os pontos da pele dependem do aspecto da cicatrização da pele, de forma geral de 10 a 15 dias podem ser retirados.

O curativo deve ser trocado com, no máximo, sete dias de uso. O período vai depender da quantidade de impurezas que a ferida está eliminando.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

A limpeza pode ser realizada com SF0,9% estéril com auxílio de gaze ou seringa, até o final do processo infeccioso, e os curativos deverão ser trocados sempre que saturados.

É importante nunca aplicar um curativo sobre a ferida seca e com qualquer tipo de detrito, pois irá prejudicar a cicatrização e a remoção do curativo, quando a troca for necessária. Nunca aplique algodão ou gaze que solte fibras ou fiapos, pois estes irão aderir ao machucado, dificultando sua cicatrização.

Não há limite de frequência. Para lesões ou feridas operatórias secretivas deve-se trocar sempre que houver muita umidade. Se há pouca quantidade tentar inicialmente trocas pela manhã e noite. Caso haja maior drenagem de conteúdo, trocar mais vezes ao longo do dia.

Boa tarde, o curativo com tela de petrolato é um dos melhores para evitar a aderência da ferida ao curativo. Um angiologista ou cirurgião vascular são muito importantes para orientação do curativo. Bom dia. Vários produtos podem ser utilizados - Adaptic, Rayon + vaselina ou Dersane.

Para isso, cubra a área e tome um banho de leito.
...

  1. Com cuidado, dê “toquinhos” sobre o local da incisão usando gaze ou uma toalha limpa para secar.
  2. Não esfregue com força e não remova pontos, grampos ou suturas adesivas visíveis e que ainda estiverem no lugar.
  3. Não fique mexendo na incisão e evite remover as crostas.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Pode tomar banho com o micropore? Pode tomar banco com o micropore fixado diretamente na pele, não há problemas em molhar o micropore. Porém, recomenda-se que evite esfregar a região com buchas de banho ou levar jato de água diretamente no curativo.

Ferida limpa
Quando a ferida não apresenta infecções e já está fechada, deve-se manter o curativo oclusivo por 24 horas. Após esse período, a lesão pode ficar exposta e ser lavada com água e sabão.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

A camomila é uma ótima opção de cicatrizante natural, pois além de possuir ação anti-inflamatória, também tem substâncias com propriedades antialérgicas e calmantes, como o azuleno, o bisabolol e o farneseno.