Pode se maquiar para fazer cesárea?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

3) Pode estar maquiada na hora do parto? Deve! Esse momento especial é, na maioria das vezes, fotografado e até filmado. Se esse for seu caso, nada melhor do que guardar sua imagem linda e radiante.

Pode levar sim, mas para se sentir mais bonita nesses dias tão especiais, prefira makes mais leves e, se o seu médico autorizar pode, inclusive, passar até rímel para a hora do parto. O kit maquiagem pode ter batom, rímel ou delineador, base, blush e demaquilante.

Como se preparar para o parto?

  1. Escolha sua equipe da melhor forma possível.
  2. Participe de grupos gestantes e rodas de conversa.
  3. Se exercite ao longo da gravidez.
  4. Se prepare mentalmente.
  5. Prepare seu acompanhante.

Após a cesárea o corpo da mulher vai eliminar todos os líquidos produzidos durante a gestação, então, será preciso usar absorventes. Prefira os externos, evitando os internos e coletores, porque eles aumentam as chances de infecção.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem. · No dia anterior da cirurgia, procure tomar um banho com sabonete antisséptico e inclusive lavar bem os cabelos.

O tempo de uma cesárea varia entre 30 a 60 minutos. Nesse sentido, a duração do procedimento cirúrgico vai depender se é a primeira cesariana ou se há anteriores, se é uma cesárea programada ou se vem em sequência de um trabalho de parto.

O tempo de liberação para a alta não mudou e segue alguns protocolos específicos, sendo de 24 horas a 48 horas para parto normal e de 48 horas a 72 horas para cesariana. Assegurado por lei, o direito à acompanhante continua valendo.

Independente do parto, a nova mamãe só poderá levantar pela primeira vez com ajuda da enfermagem devido ao risco de queda. Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica.

Peças sem costura, como as da coleção Nude, são ótimas para garantir ainda mais bem-estar, principalmente como uma opção de calcinha pós-parto cesárea, já que não terá o risco de o elástico ficar sob a cicatriz.

Devido o risco de queimaduras associadas ao uso do bisturi elétrico também é recomendada a retirada de todos os objetos metálicos: brincos, colares, alianças, piercings e pulseiras.

- Usar luvas no exame vaginal, durante o nascimento do bebê e na dequitação (expulsão) da placenta. - Liberdade de posição e movimento durante o trabalho do parto. - Estímulo a posições não supinas (deitadas) durante o trabalho de parto e parto.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Perguntas para fazer ao obstetra antes do parto

  • Plano de parto.
  • Tipos de parto.
  • Data provável do nascimento do bebê
  • Como saber quando se inicia o trabalho de parto.
  • Opções para diminuir a dor durante o trabalho de parto.

chinelo ou pantufa para o quarto (opte por modelos que sejam fáceis de calçar e não sejam escorregadios) 1 muda de roupa para a saída da maternidade. 1 cinta pós-parto.
...
Alguns itens essenciais são:

  • pijama.
  • produtos de higiene pessoal.
  • cueca/calcinha.
  • muda de roupa.
  • sapatos confortáveis.
  • chinelo.
  • celular e carregador.
  • lanchinhos.

- Maquiagens: Os pacientes deverão comparecer ao hospital sem uso de maquiagens, hidratantes, protetores solares ou perfumes no dia da cirurgia.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro
A bebida e o cigarro prejudicam a circulação e a oxigenação sanguínea. Isso pode prejudicar a cicatrização e causar problemas para o seu pós-operatório. Por isso, o ideal é não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas cerca de duas semanas antes da cirurgia.

Não coma alimentos que possam fermentar no organismo
Depois da cesárea, a mulher recebe pontos e ocorre uma certa dor na região. Por isso, o ideal é evitar alimentos como brócolis, feijão, couve, batata-doce e nabo. Enfim, os que geram mais gases devem ser evitados para não ocorrer uma distensão abdominal.

Contras da Raqui
Sabe por quê? Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo.