Pode se formar devendo a faculdade?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Aluno inadimplente não pode ser impedido de participar da colação de grau. Como se sabe, é dever o aluno pagar pela mensalidade escolar, seja no ensino básico, no médio ou no superior. Entretanto, o fato de o aluno estar inadimplente não pode obstar a expedição de diploma de conclusão de curso e/ou a colação de grau.

Dívida de faculdade "caduca"? Após cinco anos, a dívida pode prescrever. No entanto, isso não significa que a dívida deixa de existir: ela simplesmente não poderá ser cobrada judicialmente, mas o aluno continua inadimplente.

Renegocie suas dívidas
Os estudantes que estão com atraso de 90 dias em suas mensalidades, sem negociação ou pagamento, poderá ter seu nome incluído na lista de restrições nas instituições de crédito.

Não tem como pagar a Faculdade? 7 dicas para conseguir!

  1. 1) Arrume um trabalho. ...
  2. 2) Consiga uma renda extra. ...
  3. 3) Faça um estágio remunerado. ...
  4. 4) Escolha um curso EaD. ...
  5. 5) Curso Tecnólogo. ...
  6. 6) Consiga uma bolsa de estudos. ...
  7. 7) Financie o seu curso. ...
  8. Conclua já o seu curso superior!

Código para do Twitter. De acordo com a Lei nº 9.870, de 23 de dezembro de 1999, que dispõe sobre as mensalidades escolares, a instituição de ensino não pode impedir que o estudante tenha acesso a todos os seus direitos acadêmicos, no semestre ou ano letivos, sob a alegação de inadimplência.

Estudante que não concluiu todas as disciplinas da grade curricular do curso de graduação não pode participar da colação de grau.

É ilegal, nesse sentido, cancelar colação de grau já realizada, ou mesmo negar-se a emitir documentação comprobatória do término do curso — certificado de conclusão do curso superior e diploma — caso o aluno esteja com situação irregular no ENADE (por exemplo, não compareceu ou foi desclassificado).

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade. A solicitação é analisada pelo Setor competente, que indicará a série (período) em que o aluno deverá ser matriculado.

O que a instituição pode fazer é negar que o aluno com dívidas faça a rematrícula. Vale ressaltar que ela também pode negativar o nome do estudante. Sobre sua transferência, saiba que mesmo com o nome negativado poderá efetuar a matrícula em uma nova Instituição de Ensino Superior (IES).

Trancar a faculdade é um direito de todo estudante
Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

O Projeto de Lei 2738/19 proíbe instituição de ensino superior de reter o diploma de aluno inadimplente. A demora excessiva na entrega do diploma, sem justificativa plausível, sujeitará a instituição ao pagamento de indenização por danos materiais.

Quando o docente cria uma série de barreiras para entregar o dispositivo móvel ao aluno, ele arrisca estar cometendo o crime de apropriação indébita. Além disso, está agindo com abuso de autoridade.

cinco anos

A ação para a cobrança de mensalidades escolares prescreve em cinco anos, conforme regra prevista no novo Código Civil (art. 206, § 5º). O lapso prescricional conta-se do vencimento de cada mensalidade.

Segundo eles, o MEC alterou recentemente suas normativas não permitindo mais a colação do aluno sem a solenidade.

Instituição de ensino não pode impedir TCC de aluno por suposta inadimplência. Uma instituição de ensino não pode impedir a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um aluno com base em um acordo de dívida que ainda não venceu.

Não é obrigatório usar vestido para colação de grau. Podem ser usados também: saias, calças sociais, pantalonas e diversas possibilidades de blusas, sapatos, sandálias, acessórios como brincos, pulseiras e colares.

A colação de grau dos alunos que concluírem os cursos é um ato de responsabilidade da instituição de ensino. Ela é realizada em seção solene e pública ao término de cada período letivo.

No dia 13 de outubro de 2021, foi aprovada a Lei nº 14.218, que dispõe que a antecipação da colação de grau pode ocorrer até o encerramento do ano letivo de 2021. Nesse caso, se ocorreu algum atraso no término do ano letivo de 2021 e, assim, foi prorrogado para o início de 2022, você poderá antecipar a colação de grau.

O presidente da mesa é responsável por abrir e fechar a cerimônia, além de ser a pessoa destacada para conceder grau acadêmico aos estudantes. Patrono: professor escolhido pelos alunos por ter sobressaído em relação aos demais ao longo do curso.