Pode-se falar em primeira pessoa em uma resenha crítica?
O objeto da resenha normalmente é um texto, como um livro ou um artigo científico. Mas também pode ser uma peça de teatro, uma obra de arte, uma partida esportiva, um filme e até um jogo de videogame. O ponto central, no entanto, é que você deve fazê-la em um formato analítico, mas nunca em primeira pessoa.
O que não pode faltar em uma resenha crítica?
A resenha crítica também abarca um breve resumo inicial, mas exige a postura e a opinião de quem escreve. Deve-se deixar claro qual é a sua impressão e opinião sobre o tema e associá-lo com as perspectivas de outros autores de forma contextualizada.
O que colocar no primeiro parágrafo de uma resenha crítica?
Nas primeiras linhas do texto, esclareça qual é a obra resenhada. Apresente o nome do autor, ano de publicação e outras informações bibliográficas importantes.
Quantas linhas tem que ter uma resenha crítica?
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.
Quais são as principais características de uma resenha crítica?
A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.
Como começar uma resenha crítica de um artigo exemplo?
Escreva a Introdução: mencione os temas centrais do artigo, os argumentos e afirmações do autor. Evita utilizar afirmações em primeira pessoa. Resuma o artigo: expresse com suas próprias palavras os pontos principais, os argumentos e os achados do artigo. Mostre como o artigo sustenta suas afirmações.
Como fazer a conclusão de uma resenha?
Como fazer uma conclusão em 6 passos
- Seja breve e vá direto ao ponto. ...
- Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
- Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
- Ressalte a ideia principal. ...
- Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
- Evite clichês.
Como não deve ser uma resenha?
Nele não deve constar posicionamento crítico do autor e relação a outras obras. Na resenha, trata-se de um levantamento de informações em relação a uma obra.
Que palavras usar no início de uma resenha?
“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …” “Muito se discute a importância de …” “Pode-se afirmar que, em razão de …” “Observando o cenário…”
Como é feita a introdução?
Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.
Como colocar o nome do autor em uma resenha crítica?
Na primeira folha, deve ser incluída a referência bibliográfica do artigo comentado e o nome do autor da resenha. Ao final, ou como nota de rodapé, inserir informações sobre o autor do artigo (como titulação, onde trabalha ..) e sobre o resenhista (aluno de qual disciplina, qual universidade..)
Como fazer o cabeçalho de uma resenha crítica?
No cabeçalho da primeira página deve vir a referência bibliográfica do texto resenhado. A referência vem em fonte Times, de corpo 16, com alinhamento justificado e recuo de 5,0 cm em relação à margem direita. A referência vem separada do início do texto por dois parágrafos duplos.
Como citar autor na resenha?
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro (se houver).
Pode pular linha em resenha crítica?
Nenhuma organização vai puni-lo por pular linhas, portanto; trata-se de opção sua.
Quais Os 4 Tipos de resenha?
Defina o tipo de resenha que deseja fazer
Nesse momento, é importante entender qual tipo de texto você pretende escrever: descritivo, crítico ou científico.
Qual a diferença entre resenha crítica e resumo?
A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.