Pode-se dizer ou se pode dizer?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

As três construções são corretas.

1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor. Pode-se dizer que todos nós temos algum tipo de medo.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

Fala-se: Sujeito indefinido
A forma verbal fala-se é formada pela 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo falar mais o pronome indefinido se, que atua como partícula indeterminadora do sujeito. Havendo um sujeito indefinido, o verbo deverá ser sempre conjugado na 3. ª pessoa do singular.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

O pronome "se" pode ter várias funções diferentes da oração. Vejamos todas: 01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um".

Ter nome, apelidar-se, denominar-se (aí o verbo é pronominal): Eu me chamo Maria. Ele se chama Pedro. Nós nos chamamos Maria e Pedro.

Concentração espacial e polarização: a urbanização brasileira é marcada pelo desenvolvimento de grandes centros urbanos em algumas regiões em detrimento de outras, o que causa uma maior concentração populacional e também de serviços nessas áreas. Nesse contexto é que surgem as metrópoles e as regiões metropolitanas.

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque. questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

substantivo feminino Ação de discutir, de defender argumentos contrários ao assunto em questão; briga, desentendimento, altercação.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

A forma foi-sepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Dar-se, tratar-se.