Pode congelar espinafre cru ou cozido?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O espinafre geralmente fica mole e murcho depois de ser congelado. No entanto, como ele retém os nutrientes e o sabor, o espinafre congelado fica ótimo quando adicionado a vitaminas e pratos cozidos. Escaldar o espinafre permite que ele permaneça comestível por muito tempo, mas você também pode congelar sem escaldar.

Depois de preparar e escaldar o espinafre, coloque-o em cuvetes de gelo e leve a congelar. Quando os cubinhos de espinafre estiverem firmes, coloque-os em um saco de congelamento e deixe no freezer ou no congelador por até três meses.

Descongele o espinafre no micro-ondas seguindo as instruções na embalagem. Caso não seja possível encontrá-las, comece esquentando o espinafre por um minuto no máximo. Se após esse tempo ele não estiver totalmente descongelado, coloque-o de volta no micro-ondas e aqueça-o novamente em intervalos de 30 segundos.

14 meses

O espinafre escaldado congelado pode ficar de 9 a 14 meses no congelador. Na hora de usar, a indicação é descongelar por diversas horas na geladeira. Como o espinafre descongelado costuma ficar empapado, ele não pode ser consumido cru, porém, pode aparecer em receitas de vitaminas ou pratos cozinhados.

O espinafre, assim como outros vegetais, pode ser aproveitado em sua integralidade. As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes como os polifenoides.

Com os talos de espinafre prepare ovos mexidos. Não vai usar agora? Eles podem ser congelados: é só picar e colocar em sacos plásticos com fechamento hermético. Normalmente, a gente separa só as folhas do coentro.

De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

1. Destacar as folhas - alface, couve, espinafre, escarola - e lavar bem com água corrente para retirar as sujeiras mais visíveis, como terra e insetos.

Quais benefícios do espinafre?

  • Ajuda na saúde dos olhos. A luteína e a zeaxantina presentes no espinafre agem combatendo radicais livres que podem causar danos nas células dos olhos. ...
  • Xô prisão de ventre. ...
  • Afasta doenças. ...
  • Saúde do coração. ...
  • Ossos saudáveis. ...
  • Reforço na imunidade.

Nem todos os alimentos podem ser congelados
As folhas de verduras, como, por exemplo, couve, alface e espinafre, depois de congelados, ficam murchas. Se você quiser acrescentar verduras no seu cardápio, elas devem ser separadas na hora da entrega.

Não há problema em comer espinafre cru. Basta higienizar o vegetal corretamente e usá-lo para incrementar uma salada. As folhas são mais crocantes e o sabor é mais acentuado, combinando com ingredientes mais neutros como queijos e peixes.

Pode congelar o suco verde? A resposta é sim. No entanto, inevitavelmente, alguns ingredientes sofrerão com a perda de nutrientes. Isso acontece porque alguns nutrientes são encontrados apenas nos ingredientes frescos, e perdem suas propriedades quando congelados ou em contato prolongado com o oxigênio e a luz.

Você pode congelar a beterraba cozida ou apenas branquear o alimento antes de levar para a geladeira. Na primeira possibilidade, a dica é cozinhar a beterraba até secar toda a água na panela. Isso garante que o vegetal mantenha a cor bem viva e evita o descarte da água do cozimento, que costuma ter bastante nutrientes.

Como congelar couve-flor: cozimento leve e água fria
Esse momento é um passo importante para congelar a couve-flor, porque garante que o vegetal ficará com uma boa textura depois de descongelado. Logo em seguida, coloque os pedaços ainda quentes e escorridos num pote com água fria.

Couve, espinafre e salsão amarelados ainda podem fazer parte de saladas e sucos verdes. Porém, ao exibir uma aparência frágil e encharcada em suas folhas significa que devem ser descartados.

Sim. Embora o processo de branqueamento prolongue a vida útil da couve congelada, é possível congelar a couve crua, o que irá preservar muito bem os nutrientes.

Em rodelas e inteiras é aconselhável fazer um branqueamento antes, passando as cenouras por água fervente por 2 minutos para a cenoura em rodelas ou 5 minutos para as inteiras. Congele em porções pequenas. Não é necessário esperar descongelar, podendo tirar do congelador e levar à panela. Durabilidade: 10 meses.

Para os que têm gota ou ácido úrico elevado ele é contraindicado. Espinafre apresenta também um nível considerável de oxalato. Quando oxalatos tornam-se excessivamente concentrados em fluídos corporais, eles podem se cristalizar e causar cálculos nos rins e vesícula. Pessoas com litíase devem evitar o seu consumo.

Mas qual é o mais saudável? Segundo a Healthline, enquanto a couve oferece mais do que o dobro de vitamina C do espinafre, o espinafre fornece mais ácido fólico e vitaminas A e K. Ambos estão ligados à melhoria da saúde cardíaca, promoção da perda de peso e proteção contra doenças.

Contraindicações. Existem algumas contraindicações relacionadas ao consumo do espinafre, como: Por ser laxativo e estimular a secreção gástrica, é desaconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera no estômago.