Pode-se confessar pelo celular?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O Papa Bento XVI já tinha se manifestado favorável ao exercício da fé através dos computadores, mas, a julgar pela reação da Igreja de Roma, não a esse ponto. O Vaticano, através do porta-voz Padre Frederico Lombardi, afirmou que os fieis não podem confessar os seus pecados ao telefone celular ou computador.

(Então você confessa seus pecados de preferencia começando com o mais graves.
...
A Confissão: como se preparar para uma boa confissão

  1. Exame de consciência; ...
  2. Contrição (ou arrependimento), que inclui o propósito de não voltar a pecar; ...
  3. Confissão dos pecados ao sacerdote; ...
  4. Satisfação (ou cumprir a penitência).

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

O primeiro passo é rezar, orar a Deus e pedir um coração arrependido do mal realizado, pois nem sempre este se arrepende; muitas vezes, a consciência está laxa, ou seja, até sabe que errou, mas não veio o arrependimento. A oração será esse pedido a Deus, para que se convença do mal e se arrependa.

Lembrando que devemos buscar o confessionário pelo menos uma vez por ano, porque se acabamos deixando de lado esse sacramento, nos afastamos do caminho de Deus e esquecemos qual é esse caminho. Se nos afastamos, acabamos achando que está tudo certo em nossa vida e nos distanciamos dos ensinamentos de Deus.

Quando você confessa e abandona seus pecados, o Senhor lhe perdoa. Você não terá que prestar contas a Ele desses pecados quando chegar o momento de ser julgado.

Venial e mortal
Na primeira, enquadram-se os pecados de matéria leve, que não nos fazem perder a graça santificante e pelos quais podemos obter perdão no momento do ato penitencial, na celebração da Missa. A Igreja recomenda a confissão periódica dos pecados veniais.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.

No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar. Por fim, após a confissão, cumprir a penitência.

Ao fim do processo, ele pedirá para você dizer o Ato de Contrição, que é mais ou menos assim:

  • Meu Deus, eu me arrependo de todo coração dos meus pecados, porque pecando Vos ofendi, ...
  • O Ato de Contrição disponível no site de notícias do Vaticano é:

Seg a sexta 6h30min e 17h30min.

Tudo está em Mateus capítulo 10. A certa altura (versos 32 e 33), Jesus lhes afirma: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

Pode-se inclusive fazer uma lista dos pecados por escrito, para facilitar e evitar o esquecimento; Não é necessário contar como aconteceu, mas apenas contar o pecado e quantas vezes o cometeu, caso lembre, desde a última Confissão.

Veja quais são, e fique atento para não cometê-los.

  • DESINTERESSE. Ocorre quando os funcionários de uma empresa não demonstram que se importam com o cliente.
  • MÁ VONTADE. ...
  • FRIEZA. ...
  • DESDÉM. ...
  • ROBOTISMO. ...
  • DEMASIADO APEGO ÀS NORMAS. ...
  • JOGO DE RESPONSABILIDADES.

João listou três consequências dos desejos da carne. Desejo desenfreado por algo sem razão ou ilusão. A concupiscência dos olhos, porta de entrada. O materialismo inconseqüente.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.