Pode-se beber da água de caixa de amianto?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Assim consumir água de uma CaixaÁgua de Amianto não necessariamente provocará uma contaminação. Porém eventuais rachaduras e processos abrasivos nas paredes da Caixa d' Água podem lançar na água as fibras de amianto e prejudicar a saúde do consumidor como mostra no estudo citado acima.

As fibras do amianto alojam-se nos alvéolos e comprometem a capacidade respiratória. É crônica, progressiva e para ela não existe tratamento. O doente sente falta de ar e cansaço excessivo. Câncer de Pulmão - a exposição ao amianto aumenta em até dez vezes o risco da doença.

No Brasil, o amianto foi proibido em diversos estados por ser nocivo à saúde, causando doenças pulmonares.

Desta forma, os reservatórios fabricados com fibra ou polietileno são as principais escolhas quando o assunto é uma caixa d'água que não apresenta riscos para a saúde.

A exposição ao amianto pode ser ocupacional ou ambiental. As principais vias de contaminação por amianto no homem são: inalatória (ao respirar ar contaminado por fibras de amianto) e digestiva (pela ingestão de alimentos e água contaminados por amianto).

A caixa d'água de amianto já nem é fabricada mais, porém muitas casas ainda a possuem. Casas com mais de 10 anos de construção, por exemplo, podem ter sido feitas com esse tipo de caixa, disponível na época. Se esse for o caso, o ideal é que ela seja trocada.

Como o amianto causa câncer
Ao longo dos anos, essas fibras causam irritação e inflamação que danificam as células e seu DNA. São as mudanças genéticas causadas por DNA danificado que podem levar à multiplicação de células anormais e ao desenvolvimento do câncer.

As ferramentas/equipamentos, após a conclusão do trabalho, devem ser descontaminadas, procedendo ao desmantelamento das mesmas, se exequível, e limpar através de panos húmidos ou através do uso de um aspirador de categoria H, de modo a remover o pó e resíduos visíveis de amianto.

O amianto pode causar, além das doenças acima citadas, câncer de laringe, do trato digestivo e de ovário; espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios.

Para as pessoas com elevada exposição ocupacional ao amianto, é recomendada a realização de exames de imagem, como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada para verificar possíveis alterações nos pulmões, que podem ser sinais de mesotelioma ou câncer de pulmão.

Para identificação do amianto são coletadas amostras no solo e no ar e submetidas a análise microscópica.

Capa Caixa D'agua Retangular 1000l Amianto Proteção Dengue 1,70x1,20.

A água alcalina é considerada uma das mais saudáveis para o consumo. Seu pH tem um nível entre 8 e 9,5, enquanto a água normal tem um pH neutro de 7. Suas propriedades podem ajudar a proteger o corpo de radicais livres, doenças crônicas e até inflamações.

Qual a melhor água para consumo humano? A potável é a indicada e segura para o uso, mas a água para consumo humano de melhor qualidade é a purificada. Ela não é apenas limpa e própria para beber, mas também traz benefícios para nossa saúde.

Água Mineral é a melhor opção
A água filtrada por não ter controle, ou até mesmo ferver a água, não é garantia de segurança microbiológica para o bebês, além também de não conter minerais necessários para saúde. Depois do leite materno, a água mineral é a bebida mais importante para a vida de um bebê.

A exposição ao asbesto é o maior fator de risco para o mesotelioma, de modo que a melhor maneira de reduzir o risco é evitar ou limitar a exposição ao amianto em casas, prédios públicos e nos locais de trabalho.

Hora da Faxina

  1. Feche a saída de água. ...
  2. Inicie a limpeza. ...
  3. Enxugue a caixa d'água. ...
  4. Volte a encher o reservatório. ...
  5. Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento. ...
  6. Volte a encher o reservatório. ...
  7. Reinicie o abastecimento.

De acordo com o processo, o homem trabalhou de 1973 a 1974 na empresa e esteve em permanente contato com fibras de amianto dispersas no ar. Ele faleceu em 2020, com mesotelioma maligno avançado, tipo de câncer característico da exposição ao amianto.