Pode sapatilha no laboratório?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

- Utilizar todos os EPI's. (Máscara descartável, Touca descartável, Jaleco, Luvas descartáveis, óculos de proteção se necessário). - Utilizar roupa branca, jaleco padronizado da IES, sapato fechado (pode ser tênis branco), proibido uso de sapatilhas ou qualquer sapato aberto.

Esclareço que a NR-32 não exige calçados fechados para áreas administrativas, mas se o objetivo é prevenir, entendo que o uso de calçados fechados deve ser implantado em todas as atividades do laboratório, inclusive na Recepção e nos setores administrativos, mesmo com o argumento de não ter contato com material ...

Unhas grandes, além de acumular micro-organismos, podem perfurar a sua luva. Se você for usar esmalte, prefira as cores mais discretas e claras.

- Usar sempre óculos de segurança; não é recomendado o uso de lentes de contato no laboratório; - Usar guarda-pó abotoado, sapatos fechados e cabelos presos. Evitar guarda-pó feito com tecido sintético; - Não pipetar produto algum com a boca.

A permanência nos laboratórios de aulas práticas será permitida apenas mediante o uso de calça comprida (ou saia longa), sapatos fechados (que cubram todo o pé) e cabelos compridos presos.

(Máscara descartável, Touca descartável, Jaleco, Luvas descartáveis, óculos de proteção se necessário). - Utilizar roupa branca, jaleco padronizado da IES, sapato fechado (pode ser tênis branco), proibido uso de sapatilhas ou qualquer sapato aberto.

2. Usar calças compridas preferencialmente jeans. NOTA 01 – Deve ser evitado o uso de roupas em tactel, saias, vestidos e trajes esportivos, e demais roupas que são inadequados ao ambiente dos laboratórios dos cursos de engenharia.

Para evitar a primeira, é preciso proibir o uso de maquiagem e de adornos por parte dos colaboradores. Já a microbiológica pode ser sanada com a obrigatoriedade de uniformes limpos, luvas, máscaras, toucas, sapatos especiais e óculos de proteção, sem contar nos processos de higiene diários.

Os adornos a que se refere a NR-32 incluem anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e qualquer outro objeto que possa favorecer a contaminação biológica pelo acúmulo de resíduos, como é o caso das gravatas e dos crachás pendurados por cordão.

Legislação NR32 – Vestimentas
Por exemplo, o profissional de laboratório, bem como as equipes de assistência ao paciente, devem utilizar calça comprida, jaleco comprido (até o joelho) com manga longa e calçados fechados impermeável.

O Sapato de Segurança é um EPI semelhante à Bota de Segurança, oferecendo nível de proteção semelhante, mas com a estética um pouco diferente. Oferece proteção contra impactos, variações térmicas, umidade e também produtos químicos.

Para dar início a sua carreira em laboratório, é preciso ter conhecimento sobre laboratórios e mandar seu currículo para uma área específica, de acordo com a sua função. Um laboratório clínico contrata profissionais de várias áreas da saúde para atuar em sua clínica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa recomenda, assim como o NHS, que as unhas dos profissionais de saúde sejam naturais, limpas, curtas, sem esmaltes e sem alongamentos.

Use equipamentos de proteção. Debaixo da proteção de um jaleco, use roupas adequadas, como camiseta ou camisa, calça comprida ou saia longa, e sapatos fechados. Faça descartes em locais apropriados.

As roupas de trabalho diário feitas das fibras dos equipamentos mais usados, inclusive algodão, náilon e poliéster (individualmente ou misturadas), não foram projetadas para proteger contra um perigo de incêndio e não são roupas FR indicadas para trabalho em laboratório.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

Resposta: O Calçado, para estar de acordo com a NR-32, deve ser Totalmente Fechado. Ou seja, não deixar aparente o Calcanhar, Peito do Pé, Dedos do Pé ou mesmo as laterais.

De maneira geral, um calçado ideal para se trabalhar em um hospital, consultório ou ambulatório, por exemplo, é um modelo fechado. Ou seja, calcanhar, peito do pé e mesmo dedos devem ficar protegidos. Todo esse cuidado minimiza riscos causados por possíveis acidentes de trabalho.