Pode sair verme pelo nariz?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

Quando há grandes quantidades do verme no corpo da pessoa, eles podem "subir" pelo aparelho digestivo e começar a sair pela boca, nariz ou ânus. Podem causar obstrução intestinal um quadro mais grave e que ocorre mais frequentemente em crianças.

Em casos de eliminação do verme pela boca ou fezes, o mesmo deve ser recolhido e levado para reconhecimento do médico.

Ascaridíase (lombriga)
Sem tratamento, a proliferação desses vermes pode formar um novelo compacto e obstruir o intestino ou mesmo a garganta, provocando asfixia e morte.

Os sinais e sintomas observados são: epistaxe, obstrução nasal, prurido nasal, espirros, rinorréia purulenta, sensação de corpo estranho movendo-se no nariz, odor fétido, cefaléia, edema facial e disfagia. Alguns pacientes relatam a saída de larvas pela boca ou nariz.

Os sintomas mais comuns da presença de um corpo estranho no nariz são:

  1. Dificuldade em respirar pela narina afetada;
  2. Perceção de uma massa dentro do nariz;
  3. Dor e irritabilidade, especialmente nas crianças;
  4. Hemorragia;
  5. Corrimento nasal, por vezes com mau odor, que poderá ser sinal de infeção.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Quando há grandes quantidades do verme no corpo da pessoa, eles podem "subir" pelo aparelho digestivo e começar a sair pela boca, nariz ou ânus.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Caso a tênia esteja no cérebro, o quadro pode ser de neurocisticercose e os sintomas podem incluir dores de cabeça, convulsões e confusão mental. Em outras partes do corpo, pode causar inchaço na região, dor e inflamação.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Assim como ocorre nas outras verminoses que têm um ciclo pulmonar, sintomas respiratórios podem surgir durante a fase de migração das larvas pelos pulmões. Tosse, garganta irritada, falta de ar, febre e até expectoração sanguinolenta são alguns dos sintomas possíveis.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

Ele se prolifera no intestino, causando anemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do parasita. Quando a infestação não é tratada, esses vermes formam uma espécie de novelo compacto que pode obstruir o intestino ou a garganta, provocando asfixia.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

Os vermes adultos quando migram para a boca e para o nariz podem ser vomitados e, além disso, podem também ser expulsos nas fezes. Estas situações abalam psicologicamente o paciente e a família. A transmissão da ascaridíase acontece pela ingestão de alimentos e água contaminados por ovos deste parasita.

Apesar de ser mais comum o aparecimento de sintomas intestinais, é possível que o verme desenvolva-se em outros locais fora do intestino, como no estômago, pulmões ou cérebro, por exemplo, resultando no aparecimento de outros sintomas como náuseas, vômitos, azia, tosse, febre, dificuldade para respirar e alterações ...

Parasitas podem ser encontrados em vários locais do organismo humano. “Externamente, no tecido abaixo da pele (subcutâneo), em orifícios naturais do corpo, como ouvidos, nariz, boca e até no órgão genital feminino, no caso de mulheres que usam fossa para fazer suas necessidades”, disse Macedo.