Pode sair de segunda marcha na descida?

Perguntado por: lmonteiro3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Quando o condutor opta pela segunda marcha na descida, esta marcha sobrecarrega o disco e pode inutilizar completamente toda a embreagem, independentemente da quantidade de quilômetros rodados. A recomendação é sair com a primeira marcha (de força) e depois mudar para a segunda marcha.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

E tem mais, descer na banguela é ilegal. Rodar em ponto morto é proibido pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para subir ladeiras, a quarta e a quinta marchas não são recomendadas, devendo ser utilizadas quando o carro já estiver com maior velocidade. Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas.

a reduzir de quarta para segunda o certo não é fazer. gradativamente né E lá na terceira depois na segunda tem que sempre tem coisas que ele dá para você facilitar. que dá para você ficar um pouco mais ágil e você consegue fazer com segurança que é o caso da redução.

A vida útil da embreagem varia conforme o peso do veículo e hábitos do motorista. Existem três práticas que danificam rapidamente a embreagem: deixar o pé esquerdo no pedal de embreagem, pisar fundo no pedal de embreagem quando o carro estiver parado no sinal vermelho e usar o pedal de embreagem na ladeira.

Você vai notar que veículo irá ficar pesado, não vai evoluir, você vai cansar de pisar no acelerador e só vai mandar mais gasolina para o sistema e ainda corre o risco do carro morrer no meio da via. O ideal nesse momento é conferir em que marcha o carro está e qual a velocidade correspondente a essa marcha.

Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré
Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré. Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio. Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo.

Desça com o carro engrenado
Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Isso depende muito do carro e de suas relações de marcha. Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha.

Descer ladeira em neutro ou com o pé na embreagem, é uma prática incorreta que torna a direção perigosa. Isso dificulta o controle do carro o pode terminar em acidente de trânsito.

Andar com “carro na banguela” vai sobrecarregar o motor e os freios, pondo em risco a sua segurança e a de todos no trânsito, além do risco de ser multado e perder pontos na CNH.

Quando já estiver sobre a lama ou barro, mantenha a aceleração constante, assim diminui a probabilidade do carro derrapar. Também dirija com uma marcha mais baixa para ter maior controle, por exemplo: lugar para andar de 4ª marcha ande de 3ª ou 2ª marcha.

Quando o carro está na marcha correta, o ponteiro do conta-giros fica entre o 2 e o 3. É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade. É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.