Pode sair 5 minutos antes do trabalho?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Existe tolerância de 5 minutos para entrada e saída de empregado sem alterar a jornada normal de trabalho. A partir da vigência da Lei nº 10.243, de 19.06.2001, que acrescentou o § 1º ao art.

A lei é clara quanto a um limite diário, e a empresa poderá adotar uma tolerância para 5 minutos na entrada e 5 minutos na pausa de almoço ou saída, resultando, desta forma, na tolerância dos 10 minutos diários, atendendo o que é previsto.

Mas em quais situações o funcionário pode pedir para sair mais cedo do expediente? De acordo com a consultora do Idort-SP, Elisabete Alves, nos casos de consultas médicas, não há problemas em sair mais cedo, desde que o funcionário traga o atestado médico e também avise o líder no mínimo um dia antes.

A legislação para tolerância de atrasos também rege os adiantamentos do funcionário. O limite é de 10 minutos diários. Ultrapassado esse limite de 10 minutos, a empresa deverá pagar horas extras, com acréscimo de 50% no valor da hora trabalhada. E não é possível fazer a compensação, como falamos mais acima.

Você se sente doente, está sempre cansado, estressado e sem ânimo para nada? Se o causador desse mal estar for o seu trabalho, este é um sinal claro de que você deve sair do emprego. A recomendação não é simplesmente jogar tudo para o alto porque isso pode até agravar a sua situação.

Sim, existem alguns empregadores que se vêem no direito de impedir a entrada do funcionário e o mandar de volta para casa no caso de atrasos injustificados. Contudo, isso é ilegal, e aqueles que tomam isso como prática estão se colocando em risco de processos trabalhistas.

7 Desculpas para sair mais cedo do trabalho

  1. 1 – Mal-estar.
  2. 2 – Exames ou consultas médicas.
  3. 3 – Problemas pessoais.
  4. 4 – Condições climáticas.
  5. 5 – Problemas com o transporte.
  6. 6 – Roubo ou assalto.
  7. 7 – Procedimentos estéticos (ou de baixa urgência)

O que diz a legislação
Mas nem todo o atraso é passível de advertência. Segundo o artigo 58 da CLT, não caberá punição nos casos em que o atraso não ultrapassar 5 minutos. Durante a jornada diária de trabalho, o colaborador não pode ter mais do que 10 minutos de atraso.

Considera-se saída antecipada a saída do servidor do local de trabalho antes do término de sua jornada, independentemente do tempo de antecipação.

Avise com antecedência que precisará sair mais cedo. Se for possível, avise no dia anterior. Se não, avise assim que for possível. E sempre deixe claro seu motivo, mesmo que não precise entrar em detalhes.

Para pedir demissão de forma amigável, você deve primeiro explicar a sua decisão de forma transparente para a sua gestão. Evite assuntos controversos ou opiniões que vão além dos seus motivos individuais de saída. Feito isso, será necessário fazer a carta de demissão, ou pedido formal de desligamento.

Se identificar que realmente o saco cheio é por causa do trabalho, então busque ajuda de um mentor ou de um coach para seu desenvolvimento, antes de tomar qualquer atitude. Os processos de coaching e de mentoria são fundamentais para traçar plano de ação e corrigir rumos de sua carreira.

As horas extras são apuradas minuto a minuto, desde que exceda à tolerância de 5 a 10 minutos, nos termos da lei.

O empregado só pode sair da empresa durante o expediente de trabalho com expressa autorização do empregador. Questões pessoais devem ser resolvidas fora do horário de expediente, seja antes ou depois da jornada de trabalho, seja durante o intervalo de almoço.