Pode sacar o FGTS em qualquer agência da Caixa?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Afinal, posso sacar o FGTS em qualquer agência Caixa? Sim! O trabalhador não fica restrito a fazer o saque do Fundo de Garantia em um agência específica. Portanto, basta ir até qualquer uma das agências da Caixa Econômica para solicitar o benefício.

30 dias

Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão? Após o empregador informar a chave de resgate ao ex-funcionário, no momento da rescisão, o trabalhador terá 30 dias para realizar seu saque–rescisão.

Sim, caso o valor do saque do FGTS seja de até R$ 3.000!

Trabalhadores podem realizar os saques do FGTS em casas lotéricas, caixas eletrônicos da Caixa ou agências do banco.

Para sacar o dinheiro o cidadão que já está com o saldo do FGTS na conta pode se dirigir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.

Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma Agência CAIXA. A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas na Lei nº 8.036/1990 e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados.

O FGTS é um direito de todo trabalhador contratado no regime celetista. No entanto, para ter acesso ao dinheiro, quando liberado, é necessário ter uma chave FTGS.

O Saque pode ser solicitado de forma totalmente digital pelo aplicativo do FGTS, sem precisar ir até uma Agência da CAIXA. Basta indicar uma conta na CAIXA ou outra instituição financeira no APP para receber os valores, sem nenhum custo.

Informe como deseja receber o saldo de sua conta liberada do FGTS, você pode:

  • Cadastrar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira; ou.
  • Optar pelo recebimento nos Canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Salas de autoatendimento e Agências CAIXA.

Caso você queira fazer todo esse processo de forma online, a função está disponível desde fevereiro de 2020. Para isso, acesse o aplicativo FGTS e consulte os valores liberados. Em seguida, solicite o saque, onde será preciso indicar uma conta de sua titularidade, que pode ser de qualquer banco.

A multa rescisória só aparecerá em determinados casos, sendo comum que não seja vista no extrato do FGTS. Para casos de demissão com justa causa ou mesmo um pedido de demissão, a multa não será paga e, com isso, não aparecerá no seu extrato. Veja também: Rescisão contrato de trabalho: quanto e quando vou receber?

Confira! Vale ressaltar, ainda, que ao sacar o FGTS em uma das salas de autoatendimento você consegue pegar o valor sem ter o Cartão Cidadão. Mas para isso, será preciso ter em mãos o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha.

Os documentos para sacar o FGTS são: cateira de trabalho, número de inscrição no PIS/PASEP/NIS, termo de quitação da rescisão de contrato de trabalho, entre outros. O saque pode ser feito em algumas situações específicas, conforme disposto pela Caixa Econômica Federal.

Como obter a senha FGTS
Para se cadastrar pelo site, acesse o endereço www.caixa.gov.br/extrato-fgts, informe o NIS e clique em “cadastrar senha”. Leia e aceite o regulamento, preencha todos os dados solicitados e crie uma senha de 6 a 8 dígitos, contendo letras e números.

Em horário normal (6h às 22h) costuma-se praticar os mesmos valores definidos para os caixas eletrônicos da sua agência bancária, mas em horário especial (22h às 6h) o limite de saque passa para R$ 300, independentemente de qual é o seu banco.

Pagamento rápido via PIX: Receba o valor antecipado do seu FGTS em até 15 minutos. Antecipação disponível para negativados: Escolha entre 1 a 10 parcelas do seu FGTS para antecipar, mesmo com restrições no CPF.

Como sacar o FGTS com PIX?

  1. Vá na opção pix;
  2. Desse modo, clique em pagar;
  3. Seleciona a chave pix;
  4. Insira o valor a ser transferido;
  5. Por fim, digite a senha confirme.

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.