Pode riscar palavra na redação?

Perguntado por: lgarcia8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Não é motivo para desespero! Nesse momento, você deve evitar fazer muitos rabiscos. Faça apenas um traço em cima da palavra que errou e, logo após, escreva a que deseja realmente utilizar. Pronto!

  1. Cuidado com a concordância entre os verbos. Se você já ouviu alguém usando a clássica frase “a gente fomos”, com certeza já presenciou um erro de concordância verbal. ...
  2. Uma vírgula pode mudar tudo (literalmente) ...
  3. Adeus ao pleonasmo na escrita. ...
  4. O jeito certo de usar os pronomes demonstrativos. ...
  5. Preste muita atenção na regência.

A regra é bem rígida: você pode errar no máximo três vezes. Mas antes é bom saber que existem vários tipos de desvios que entram na conta. Estudantes já estão cansados de saber que uma das melhores maneiras de treinar redação é lendo textos que alcançaram notas máximas em edições anteriores dos vestibulares.

Por conceito, significa copiar algum conteúdo já produzido anteriormente; para o Enem e outros vestibulares, é importante destacar que essa relação se aplica aos textos escritos e já muito circulados nos meios de comunicação e ensino.

Cada quesito vale entre 0 a 200, totalizando 1000 pontos. A partir dessas duas notas é feita uma média. Dois corretores avaliam um mesmo texto de forma independente.

O procedimento correto quando você erra uma palavra no seu texto é fazer um traço na palavra errada e em seguida escrever a certa dando continuidade ao texto. Caso perceba um erro depois de terminar a versão final, basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.

Relaxa que o Inep disponibiliza uma Folha de Rascunho no próprio exame. Ali, você pode fazer o esboço da sua redação do Enem, riscar frases, rasurar e mexer na estrutura do texto.

Então, veja quais são os erros de redação mais comuns e como passar longe deles!

  • Má interpretação da proposta e fuga do tema. ...
  • Períodos muito longos. ...
  • Falta de coerência e coesão. ...
  • Erros de gramática. ...
  • Dica ouro: a estrutura da dissertação para o Enem.

Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.

Dicas para não errar na hora da fazer sua redação

  1. Use antes do Gerúndio. A vírgula aparece antes de verbos no gerúndio. ...
  2. Para separar elementos que poderiam ser listados. ...
  3. Antes de conectivos. ...
  4. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  5. Para separar orações independentes. ...
  6. Dica Bônus: Sujeito e verbo.

O uso de corretivo não é nem mesmo permitido entre os materiais que você pode levar no dia da prova. Logo, o uso dele pode gerar desconto, sim.

nenhum na sua nota. Se você não lembrar o autor e acabar errando o nome dele… não tem problema nenhum! Pode acreditar: as redações de vestibular NÃO medem informações desse tipo!

Quantos e quais erros o candidato pode cometer sem perder nota. A princípio, a resposta é simples: para atribuir a pontuação máxima na competência 1 (que avalia se o candidato seguiu a norma-padrão no texto), o corretor tolera, no máximo, uma falha de estrutura sintática e, no máximo, dois desvios.

Médias das notas
A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, mais de 95 mil candidatos (4,31% do total) tiraram nota zero na redação.

O Vai Cair No Enem conversou com algumas professoras de redação para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto. A professora Fernanda Bérgamo afirma que é possível opinar de forma negativa, ou positiva, sobre o governo ou órgãos como o MEC, “se o tema for pertinente, e de forma bem contextualizada”.

Tipos de plágio no TCC

  1. 1 – Cópia fiel. ...
  2. 2 – Não citar o autor. ...
  3. 3 – Dados quantitativos sem fonte. ...
  4. 4 – Cópia de elementos gráficos. ...
  5. 5 – Parágrafos seguidos sobre uma mesma obra. ...
  6. 6 – Citar autor sem ter lido. ...
  7. 7 – Poucas fontes em excesso. ...
  8. 8 – Dar créditos apenas ao autor citado pelo autor da obra.