Pode requentar purê de batata?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Coloque o purê de batatas em uma panela e acrescente um pouco de leite e uma colher (café) de manteiga ou margarina e vá mexendo até esquentar. Assim ele ficará cremoso novamente e com aspecto e gosto de purê novinho.

Aqueça o purê no micro-ondas.
Passe-o para uma vasilha com tampa própria para micro-ondas e adicione um pouco de creme de leite para umedecê-lo. Coloque tudo no micro-ondas na potência média por dois minutos. Tire a tampa, mexa o purê e experimente um pouco para ver se ele aqueceu direito.

R: Sim, é possível congelar o purê de batata em porções individuais para facilitar o descongelamento e reaquecimento posteriormente. Basta dividir o purê de batata em porções individuais e congelar em recipientes herméticos ou sacos de congelação adequados para freezer.

Se as batatas já foram cozidas você poderá guardá-las na geladeira por 3 dias em recipiente fechado. Não armazene as batatas junto com as cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que degrada as duas.

Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz.

Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.

Quem está de dieta pode comer purê de batata
Para quem está de dieta, um purê light é uma ótima opção para substituir o arroz de todo o dia, sem contar que é um delicioso acompanhamento para peixes, frangos e carnes. Além do famoso purê de batata, há receitas de purê de beterraba, couve-flor e até de banana da terra.

Coloque o purê de batatas em uma panela e acrescente um pouco de leite e uma colher (café) de manteiga ou margarina e vá mexendo até esquentar. Assim ele ficará cremoso novamente e com aspecto e gosto de purê novinho.

3 dias

Quanto tempo dura o purê de batata na geladeira? O ideal é que o purê fique no máximo 3 dias na geladeira. Após esse tempo, ele começa a ficar duro e ressecado, além de perder o sabor e a cremosidade.

O micro-ondas é um método mais ideal se você estiver reaquecendo porções individuais em vez de um grande lote de purê de batatas. Além disso, você precisará deixá-los descongelar se estiverem congelados. Coloque o purê de batatas em um recipiente próprio para micro-ondas e aqueça-os por 2 minutos.

No entanto, carnes em geral, purê de batatas, arroz, feijão, sopas e molhos para a massa estão liberados. Prefira congelar seus verdes já preparados. Um maço de couve cru colocado no freezer vai perder totalmente sua textura.

Amasse as batatas para fazer o purê - use leite e manteiga/margarina se preferir, mas nunca gordura vegetal. Deixe esfriar completamente e, em seguida, guarde em saquinhos de congelar alimentos – muitos preferem aqueles com fechamento em zíper.

Como fazer marmitas para congelar: quais ingredientes usar
Assim, o ideal é optar por alimentos como carnes, sopas, arroz, feijão, molhos, purês, legumes e verduras. Evite alimentos crus e alimentos derivados do leite, como iogurtes, creme de leite e maionese, já que estragam com mais facilidade.

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa.

Você pode preparar uma salada fria ou temperada (ou uma salada russa, por exemplo), ou até fazer um purê de batatas. Dessa forma, você poderá conservar batatas cozidas de um dia para o outro sem problemas e com diversas ideias para aproveitá-las.

Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada.

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

Segundo um estudo publicado na Science Direct, as pessoas de dieta demonstraram perder mais peso quando sua dieta inclui macarrão regularmente. A análise também permitiu descobrir que macarrão é melhor para os níveis de glicose no sangue pós-refeição do que pão ou batata.

Não existe nenhuma restrição sobre misturar duas fontes de carboidrato em uma refeição.

É bem comum que o purê fique grudento por causa de muitas batatas cerosas que foram amassadas e misturadas demais na preparação.

As duas formas estão corretas. Purê do francês (purée) lê-se pirê. "Pirê" é a pronúncia da palavra francesa "purée"!