Pode reciclar papel higiênico usado?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

Por quê? Alguns tipos de papeis não são recicláveis, pois contém compostos tóxicos, sujidades ou elementos proibitivos, como redutores de permeabilidade, por exemplo. Essas características tornam esse material contaminante durante o processo de reciclagem.

Evidentemente o mais correto seria descartar o papel higiênico no vaso sanitário diretamente, eliminando o contato com as fezes e demais contaminantes, diminuindo as contaminações, o lixo e também o impacto causado ao meio ambiente.

Jogar papel higiênico no vaso sanitário é uma prática comum em diversos países do mundo. Porém, no Brasil não é possível aderir a este costume, já que há diferenças estruturais na nossa rede de tratamento de esgoto, no tipo de encanamento e na qualidade do saneamento básico.

Nos EUA, quem usa o banheiro percebe que não existe lixeira e o comum é você jogar o papel direto no vaso e dar descarga. Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!

A diferença é que, nesse processo, você economiza em saquinhos plásticos para embalar o lixo. Eles, sim, fazem muita diferença para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses pra se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro.

Confira abaixo algumas das melhores opções.

  • Bidé Um bidé pode ser usado para se enxaguar após o uso da casa de banho. ...
  • Pano reutilizável. ...
  • Esponjas. ...
  • Chuveiro higiénico. ...
  • Papel higiénico reciclado.

Lixos como papel higiênico, lenços usados e guardanapo são considerados lixos úmidos e devem receber sua destinação como tal.

Papéis recicláveis: papelão, sulfite, jornais, revistas, embalagens longa vida, cadernos agendas, dentre outros.

Basta se cadastrar gratuitamente nos programas, coletar os resíduos e enviá-los pelos Correios. Você ainda pode escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escolas públicas para receberem os valores arrecadados com a reciclagem desses materiais. Para conhecer mais sobre a ação, é só acessar o site da companhia.

As panelas são materiais que não podem ser descartados no lixo comum. A reciclagem é a opção mais adequada na hora da substituição por novas. Para as panelas de vidro, se estiverem danificadas ou quebradas, o ideal é procurar um reciclador, vidraceiro ou fabricante para a entrega.

Fossa entupida
Isso ocorre quando a tubulação não consegue dar vazão justamente porque a fossa está cheia. A falta de vazão faz com que a descarga perca velocidade para encher e o vaso não tenha força suficiente para fazer descer os dejetos, principalmente as fezes.

A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.

Nunca jogue esses tipos de lixo no vaso sanitário
Materiais de reforma como areia e tinta (aqueles entopem, estas contaminam a água de químicos) Disco demaquilante (demoram para se decompor, entopem redes de esgoto) Emplastro e bandagem (entopem e poluem)

Mas afinal: o jeito correto de colocar o rolo de papel é com ele desenrolado por cima ou por baixo? Parece que especialistas na "ciência do papel higiênico" chegaram a uma resposta. É por cima. Nos hotéis e outros lugares de grande circulação, o papel fica colocado de modo a ser desenrolado por cima do suporte.

0Líder global em higiene e saúde, a Essity está lançando no Brasil, por meio de sua marca Tork®, o SmartOne Universal, papel higiênico com capacidade de se desintegrar rapidamente, que, além de não entupir a tubulação, reduz o consumo em até 40%.

Os produtos químicos do tipo Diabo Verde ou Soda Cáustica podem ajudar porque ajudam a dissolver o papel higiênico por reação.