Pode rebocar muro com argamassa?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Rebocar a parede com argamassa além de amenizar a temperatura de ambientes internos, cria uma excelente acústica para o espaço. E apesar de algumas pessoas não considerarem esse tipo de reboco bonito, vale ressaltar que sua superfície permite acabamentos com massa corrida, pintura direta, grafiato e papel de parede.

O chapisco é a primeira etapa de como rebocar parede. Consiste na primeira camada de argamassa aplicada diretamente na alvenaria, com o objetivo de proporcionar aderência entre ela e o revestimento. Tem superfície áspera para a facilitar a penetração da próxima camada e geralmente tem espessura de 5 a 7 mm.

As argamassas prontas garantem agilidade e segurança nas obras, pois, elas vêm preparadas para atender as diversas aplicações, bastando apenas a adição de água para a sua aplicação. Trata-se de um produto utilizado para assentamento de revestimento em pisos e paredes.

Em resumo, o cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco – que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Por sua vez, a argamassa serve para fazer o assentamento de revestimentos cerâmicos e tijolos, além de impermeabilizar, nivelar e regular as superfícies.

O concreto, por sua composição, é mais resistente e durável que a argamassa, não é a toa que é utilizado na fabricação de muitos materiais, assim como acontece com a produção de artefatos de concreto. No entanto, a eficiência de cada um deles depende do uso e dos tipos de obras que são realizadas.

Reboco. Reboco ou massa fina é a argamassa constituída por uma porção de cimento, duas porções iguais de cal e nove porções iguais de areia.

AC-II. Com uma quantidade maior de aditivos, a argamassa AC-II oferece uma maior aderência, sendo sugerida para ambientes internos e externos com temperaturas elevadas, maior umidade e/ou com a ação do vento.

O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.

De acordo com o especialista Igor Kipgen, geralmente as pessoas usam o detergente porque ele diminui o atrito com os demais componentes da argamassa e melhora de certa forma a trabalhabilidade. Ele consegue quebrar as tensões superficiais, fazendo com que uma molécula se misture com outra.

A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação. Tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.

Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho. Essa quantidade de traço é o suficiente para cobrir 0,15m³ de parede.

AC2 ou AC-II: o tipo AC2 é o mais versátil, essa argamassa pode ser aplicada tanto nos ambientes internos quanto nos externos.

Com a adição de ligante hidráulico à mistura inicial, aumenta-se a tensão capilar e, consequentemente, a retracção (deformação). O aumento da resistência tende a diminuir a retracção, embora aumente as tensões provocadas por retracção provocando a fissuração macroscópica.

No entanto, as misturas de cimento e argamassa são essenciais para qualquer construção, pois são responsáveis por juntar componentes, nivelar superfícies e ainda impermeabilizar paredes e tetos.

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

consultor da apdc afirma que cal pode substituir o cimento
Até 50% mais barata que cimento e com preço mais estável, a cal pode ser uma alternativa para o mercado da construção civil.

A argamassa é uma mistura de cimento, areia, agregados miúdos de britagem e água, podendo ainda receber alguns aditivos, como o aditivo impermeabilizante. Ela é feita para assentar tijolos e blocos de concreto e também como revestimento para a fixação e assentamento de azulejos, ladrilhos, porcelanatos, entre outros.

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

aditivo impermeabilizante tecplus 1 quartzolit
Ao ser adicionado à água de amassamento, esse aditivo líquido impermeabilizante proporciona a redução de permeabilidade, evitando umidade e infiltração de água na argamassa. Além disso, ele aumenta a coesão em áreas expostas à umidade e pressão d'água.