Pode puxar uma tomada a partir de outra?

Perguntado por: hrodrigues4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Já para as tomadas de uso especial, não é recomendado o uso de 2 ou mais tomadas no mesmo circuito, ou seja, para equipamentos de alta potência como por exemplo, ar condicionado, máquina de lavar ou secador de cabelo, você não deve puxar uma tomada de outra, porque o risco de sobrecarga e aquecimento é muito alto, ...

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Se for for do quadro de distribuição, conforme a nbr 5410, cada circuito tem que ter o seu fio neutro independente e nunca deve estar juntos iluminação e tomadas. Sendo assim não pode. Leve o neutro até a caixa de distribuição e lá faça a distribuição ,tomadas ,lâmpadas e chuveiros etc.

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando a exceção com alguns casos na área residencial. E mesmo nessa área, a junção de iluminação e tomadas no mesmo circuito é opcional.

O custo por unidade varia entre R$ 40 a R$ 60.

Instale caixas de sobrepor
As caixas de sobrepor, interligadas com canaletas, também representam uma alternativa prática para aumentar o número de tomadas, pois dispensam a quebra de paredes, tetos e outros serviços de alvenaria. Isto porque sua fixação é feita através de parafusos e/ou fitas adesivas apropriadas.

Em salas e dormitórios devem ser previsto um ponto de tomada para cada 5 metros ou fração de perímetro. Cozinhas, copas, e áreas de serviço: uma tomada a cada 3,5 metros de perímetro fracionado. Para os demais cômodos. Um ponto se a área for inferior a 6 metros quadrados.

2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral). 4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.

Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros. Já nas cozinhas, copas, lavanderias e áreas de serviço, são 3,5 metros para cada tomada.

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.

10 tomada de 20 amperes. no circuito só hoje a gente vai responder para vocês. aí.

o equipamento não vai queimar se se tiver invertido o equipamento não vai deixar de funcionar não só que se foi. padronizado isso é claro que primeiramente é pra ver segurança.

Porém fica subentendido pelos trechos que destacamos que também não é recomendado. Só que se mesmo assim você desejar fazer este tipo de emenda, talvez você queira emendar um cabo mais grosso em um mais fino, utilize um disjuntor para fazer a proteção do cabo de menor seção.

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères.

A tomada de três pinos é mais segura
Ou seja, mortes causadas por choques elétricos. Com o novo padrão, diminuiu-se a quantidade de adaptadores (benjamins) em uma instalação —muitos deles sem certificação— e assim reduziu o número de acidentes.

Uma forma simples de não errar na combinação é usar peças com tonalidades e estilos semelhantes à cor da parede. Com essa opção monocromática, basta usar tomadas claras em paredes claras, tomadas escuras em paredes escuras, tomadas coloridas em paredes coloridas e assim por diante.