Pode puxar cutícula?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando retiramos a cutícula, que é a pele ao redor das unhas, estamos abrindo verdadeiras portas de entrada a micro-organismos danosos à nossa saúde. Os principais são fungos e bactérias, que podem invadir a pele lesada pelo trauma do alicate, e se alojar entre as lâminas da unha, ou mesmo abaixo dela.

A principal função da cutícula é proteger as unhas e, por esse motivo, ela não deve ser removida em excesso. No geral, não é tão importante retirá-la, e a gente percebe que a opção por não tirar esse pele em volta das unhas se tornou um hábito de muitas mulheres.

Utilize uma espátula para empurrar a cutícula
Depois de escová-las, é preciso empurrar as cutículas para dar aquela forma de “U” ao contorno da unha. Sendo assim, você vai precisar de um palito de cerejeira e vai usá-lo de uma ponta a outra. Em algumas partes, o palito pode travar ou já sair alguns pedaços da cutícula.

Esfolie suas cutículas
Após utilizar o amolecedor, é hora da esfoliação! Uma ótima dica para esse procedimento é a escolha de uma escovinha para esfregar suavemente cada dedo até tirar o excesso de pele morta. Mas não esqueça, o segredo para a esfoliação é o tempo, não a intensidade.

A partir dos 5 anos, você já pode aparar o excesso de cutícula, mas sem tirá-la por inteiro, cortando só as pontinhas que ficam levantadas e que o seu filho tiraria com os dentes.

4) Tenha cutículas de unhas fininhas e discretas, sempre!
Desta forma, as cutículas crescem mais à medida em que as retiramos muito. Portanto, se você não quer ser escrava desse hábito, o ideal é parar de retirar a pele e manter a hidratação com cremes hidratantes ou óleos próprios para esta região.

Deixe as unhas de molho em uma mistura de água com gel de limpeza com uréia Isdin até que as cutículas amoleçam; Limpe as unhas com uma escovinha, isso além de limpar também tira o excesso de pele morta e cutículas. Parte da remoção já será feita aqui nessa etapa então dedique-se a cada uma delas.

profissionais de manicure não tiram cutículas de suas. clientes? Isso porque a cutícula é uma barreira natural.

É verdade que quanto mais a pessoa tira a cutícula, mais ela cresce? — É verdade. Sempre que se tira a cutícula, provoca-se uma inflamação na unha, que vai se transformando em fibrose, no espaçamento da pele. Não só a cutícula, mas também a pele ao redor da unha fica mais grossa.

Esse crescimento varia com:
- A estação do ano. Para a unha ser totalmente substituída, leva seis meses a mão e um ano o pé. As unhas crescem mais rápido nos jovens do que nos idosos.

use um bom alicate
Invista em um bom alicate e garanta que ele esteja afiado. Evite usar um alicate sem ponta, isso vai exigir mais força para remover a cutícula, o que pode acabar machucando a pele.

Você lava demais as mãos
Basicamente, o que acontece é que lavar demais as mãos deixa a pele ressecada mais rapidamente, o que pode rachar a cutícula. “Algumas de nós, provavelmente por genética, estão mais suscetíveis a produzir excesso de cutícula.”

Se os fios flutuarem, é sinal de que as cutículas estão bem fechadas e a porosidade é baixa. Como as cutículas se encontram fechadas, o cabelo apresentará mais dificuldade em absorver a água e os elementos condicionantes.

USE PRODUTOS QUE AJUDAM NA HIDRATAÇÃO
Alguns deles, além de deixar sua pele mais saudável, ainda ajudam a diminuir a cutícula, evitando a necessidade de retirá-la. Outra opção, são os óleos naturais, como o de coco ou azeite de oliva extra virgem. Eles são ótimos e não prejudicam a saúde da sua pele.

A forma mais comum de tirar cutícula sem alicate é usando a espátula. Porém, não adianta apenas usá-la nas unhas, pois antes é preciso amolecer as cutículas. Para isso, use um amolecedor específico ou qualquer hidratante. Deixe o produto amolecer as cutículas por 5 a 10 minutos.

A Cutilagem Russa, também conhecida como Manicure Russa, é uma técnica que vem conquistando profissionais de beleza e clientes de todos os estilos. O procedimento, que dispensa o uso do alicate para remover a cutícula, é realizado com uma tesoura, criada especialmente para lidar com a sensibilidade dessa região.

Usando uma espátula ou um palito de unha, “empurre” cuidadosamente as cutículas para baixo, pois isso facilitará a remoção com o alicate. Usando o alicate, comece a tirar as cutículas dos cantos da unha para o meio. Faça isso cuidadosamente e evite tirar muita pele, pois isso pode ocasionar sangramentos.