Pode Pular corda descalço?

Perguntado por: lgomes6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Pular corda é um ótimo exercício aeróbico, que pode ser feito mesmo em pequenos espaços ou durante viagens, além de não precisar de nada além de uma corda e disposição. Antes de começar, lembre-se de calçar tênis. Não é correto fazer esse tipo de exercício descalço. No início, pular corda é muito exaustivo.

Com a prática regular, o corpo aumenta a capacidade de absorver e utilizar esse oxigênio, melhorando a respiração e o condicionamento físico. Entre os benefícios de pular corda todos os dias, está o de dar mais fôlego para outras atividades do dia a dia.

De acordo com a personal trainer Ana Cristina Huber, o gasto energético é igual ao peso corporal (kg) multiplicado pelo tempo pulando corda (minutos), multiplicado por 8 (ou 10 ou 12, dependendo da intensidade) e, então, dividido por 60.

Treinar descalço coloca muito estresse nos tendões e ligamentos do pé. Isso é importante quando você está fazendo pliometria ou movimentos de salto, uma vez que você não terá sapatos para oferecer absorção do impacto. Se seus pés não forem fortes, você pode se machucar.

30 minutos

Pular corda emagrece, queima calorias e elimina a barriga esculpindo o corpo. Em apenas 30 minutos deste exercício é possível perder até 300 calorias e tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen.

Pular corda também tem seus riscos
A prática excessiva para a perda de peso e também como atividade complementar aos treinos, pode implicar em riscos para as articulações, o que pode causar dores, e posteriormente, lesões mais graves.

Especialistas explicam que a dor de lado – conhecida também como dor no flanco ou dor abdominal transitória relacionada ao exercício físico – tem diversas causas, mas uma coisa é consenso: a fisgada geralmente ocorre quando o esforço da atividade física está perto do limite do seu condicionamento.

Que exercícios poderiam ser feitos descalço? Os denominados funcionais, musculação e até corrida. Como descalço a estabilidade se torna maior, o movimento tende a ser mais natural e seguro.

RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE E FORÇA
Este tipo de exercícios são mais eficientes durante a tarde, conforme Molina. “Durante a manhã, a temperatura corporal está em seu ponto mais baixo e você contará com um menor fluxo sanguíneo”, explica.

O aparecimento do resultado pode variar de pessoa para pessoa, por conta do metabolismo, da dieta e se realiza mais atividades físicas. Então, os benefícios no corpo podem começar a ser percebidos a partir de 45 dias após o início da atividade, até 90 dias. Isso se você pular corda todos os dias.

Ambos melhoram a resistência cardiovascular, segundo estudos. No entanto, se você estiver com pressa, pular corda pode beneficiá-lo mais do que correr. Mas, se seu objetivo é ser um corredor melhor ou competir em corridas, correr é uma opção melhor.

"Meia hora elimina até 400 calorias, que varia de acordo com o metabolismo e o peso corporal de cada pessoa", afirma Alexandro Almeida, personal trainer. Isso significa que 30 minutos diários de movimento durante 15 dias enxugam cerca de 4 kg. Ao final de um mês, são até 8 kg a menos em cima da balança.

Se você é iniciante, experimente a seguinte série:
3 séries de pulo de corda por 30 segundos, com os dois pés; 3 séries de 20 abdominais tradicionais.

Os benefícios do treino sem sapatos incluem a melhoria no equilíbrio, na mobilidade e na coordenação motora. Quando se faz atividade física sem tênis, acontece uma maior ativação dos músculos, articulações e ligamentos presentes nos pés, fortalecendo assim toda a região.

O treino com pesos descalço pode beneficiar a força dos pés, o equilíbrio e a estabilidade, mas não há evidências claras de que possa aprimorar seu desempenho nitidamente ou ajudá-lo a levantar pesos maiores.